Confira sete dicas para vender mais no Dia dos Pais
Para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas em uma das mais importantes datas para o comércio varejista, o Sebrae-SP lançou a cartilha “Venda Melhor – Dia dos Pais”.
O material está disponível em http://sebr.ae/sp/vm_dpais2014. Para ter acesso ao conteúdo, o empreendedor deve se cadastrar no site, ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirá-la.
A cartilha traz orientações para o empreendedor com as melhores soluções para preparar a fachada da loja, confeccionar a vitrine, compor cores, além de variados kits para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor – inclusive no ambiente virtual.
Para auxiliar o lojista a alcançar bons resultados, a cartilha concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados como: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores e não comprar pouco e com isso perder oportunidades de venda.
Fazer um mix de produtos e serviços, promoções, criar motivos e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.
A cartilha desenvolvida pelos especialistas do Sebrae-SP ainda lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos. Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa. Diante disso, é necessário que o vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e saiba dar explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos comercializados.
Já com relação ao ponto de venda, a cartilha orienta o empresário para checar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Também há dicas valiosas sobre o dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes. “Um bom relacionamento mantém o cliente, faz com que ele compre mais e ainda recomende sua loja”, afirma Ivan Hussni diretor do Sebrae.
Dicas para não errar nesta data:
- Atenção aos cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de realizar pedidos de compra.
- Faça um mix de produtos/serviços: tenha sugestões por faixas de preço e viabilize cheque-presente.
- Embalagens: deixe-as bem visíveis para o cliente, elas podem ser motivo de decisão de compra.
- Promoções e motivos: Crie, inove, invente. Não há regras, você é quem define o que promover.
- Adapte o ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
- Divulgue sua loja: capriche na vitrine e no visual interno da loja. Também use SMS e redes sociais.
- Atenda bem seu cliente: tenha domínio da informação para passar credibilidade ao cliente.