Conferência de Assistência Social reúne 200 pessoas na Unimar
A XII Conferência Municipal, realizada na última sexta-feira (29), no bloco 8 da Unimar (Universidade de Marília), reuniu aproximadamente 200 pessoas, que após a palestra foram divididas em três Eixos de discussão.
O primeiro Eixo foi sobre o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social, o Eixo II: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; e o Eixo III: Participação e Controle Social no SUAS.
O evento reuniu diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Wania Lombardi.
Estiveram presentes ainda Adélia Rubia Ferreira (Presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social); Eliane Souto (representante do usuário), Maria de Fátima Leiva Gatti (Diretora da DRADS em Marília); o coordenador da Faculdade de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso; e a secretária de Assistência Social de Pompeia, Cláudia Gomes da Silva Bento; além de Sandra Roim, representando o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ademir Couto (representando o vereador Wilson Damasceno); e Nilva Galetti (representando o grupo de prevenção ao suicídio).
A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) preconizam as conferências como instância que têm como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
O evento teve como uma das atrações a palestra da assistente social da Unimar, Maria Aparecida Finotti Oliveira, mestre em Psicologia Social – Unesp/Assis-SP, trabalhadora do SUAS em Ourinhos, Consultora em Políticas Públicas, com o tema “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único da Assistência Social no Estado de São Paulo”.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da conferência. “É um grande evento em que as pessoas podem trocar experiências e Marília hoje tem uma grande rede de assistência às pessoas menos favorecidas. Parabenizo a equipe da Assistência e o Fundo Social pelo trabalho que realizam em nossa cidade.”
Marília também será sede da XII Regional de Conferência de Assistência Social, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, em local a ser definido nos próximos dias. Será um total de 137 municípios, totalizando 326 participantes de outras quatro cidades: Bauru, Botucatu, Itapeva e Avaré.
Para a secretária Wania Lombardi “realizar uma conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública” e ressalta que como SUAS, a Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais tendo por objetivo promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção básica e especial e contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços.