Condenado por furto é capturado na zona rural
A Polícia Ambiental capturou o procurado pela Justiça Genivaldo Vicente do Nascimento, 44 anos, na zona rural de Marília durante a tarde de quarta-feira (21). Ele foi condenado pela 2ª Vara Criminal local a um ano e dois meses em regime semiaberto por furto.
Uma equipe da Ambiental, por volta das 15h, fazia vistoria em propriedade após denúncia sobre cavalos em uma APP (Área de Preservação Permanente). Os animais estariam relacionados a Genivaldo, que teve seus dados consultados no sistema policial.
O boletim de ocorrência não informa se a denúncia sobre os equinos foi confirmada. No entanto, se constatou a situação de procurado de Genivaldo e os policiais o apresentaram na CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde ficaria até ser encaminhado para a Penitenciária de Marília.
Ainda na quarta-feira, porém, o juiz responsável pela 2ª Vara expediu alvará de soltura, mandando ser cumprida determinação do TJ (Tribunal de Justiça) de que se aguarde apreciação dos recursos em segunda instância apresentados pela defesa de Genivaldo antes de sua prisão.
O furto pelo qual ele foi condenado em primeira instância teve origem em um inquérito policial aberto em 2014 pelo 4º Distrito Policial de Marília. Ele também já teria outras passagens policiais, inclusive por furto.
Nas manifestações da Justiça durante a tramitação do processo na 2ª Vara conta que Genivaldo “revela propensão para prática de delitos contra o patrimônio” e “é reincidente e ostenta maus antecedentes”.
A Justiça vinha tentando notificá-lo dezenas de vezes no âmbito do processo criminal pelo qual responde, mas sem sucesso. Dezenas de cartas precatórias foram enviadas por toda a Região em cidades como Bauru, Cafelândia, Garça e Getulina.