Condenado por desvio de dinheiro público assume a Câmara
Herval Rosa Seabra (PSB) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Marília. A eleição aconteceu no começo da noite desta terça-feira (16). No total de 13 votos, Herval recebeu 10 contra 3 de Wilson Damasceno.
A nova mesa diretora da Casa é formada por Seabra na presidência, Marcos Rezende (PSD) como vice e Sônia Tonin (PSC) na 1ª secretaria.
Herval já foi presidente da Câmara no começo da década de 2000 e é acusado de desvios de dinheiro público. No total, segundo o Ministério Público, foram desviados R$ 523 mil na época em que ele comandava a casa de leis. O esquema envolvia adulteração de cheques da Câmara [clique aqui para entender].
Na esfera criminal, Herval foi absolvido por insuficiência de provas. Já na área cível (Improbidade Administrativa), Herval foi condenado em primeira instância à devolução da quantia desviada mais juros e correção, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil, além da indisponibilidade de seus bens.
Dessa decisão, proferida em Março de 2013, Herval recorreu ao Tribunal de Justiça e o processo ainda está em curso.