Concurso INSS é autorizado; mil vagas para ensino médio
O Ministério da Economia autorizou a realização de um novo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 1.000 ofertas de emprego para técnicos previdenciários de nível intermediário. A informação consta de um regulamento publicado no Jornal Oficial da União nesta segunda-feira (13).
De acordo com o documento, o prazo para publicação do anúncio de abertura das propostas é de seis meses contados a partir da data de publicação deste regulamento.
Recorde-se que o pedido dos Institutos ao ME em abril de 2021 incluiu 7.830 vagas, 6.004 para técnicos e 1.571 para analistas de Segurança Social. No entanto, foi necessário corrigir o valor para permitir a aprovação da nova seleção ainda em 2022.
Cargo e Remuneração
Para se candidatar ao cargo de técnico do INSS é necessário ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente. O salário inicial é de R$ 5.447,79 e pode chegar a R$ 8.260,25 ao longo da carreira.
Segundo consta no último edital, um técnico do INSS é responsável por realizar atividades internas e externas para o planejamento, organização e execução de tarefas dos institutos de competências constitucionais e legais que não exijam qualquer formação profissional especial.
Concurso INSS: como se prepara para próxima seleção
Coletar informações, realizar pesquisas, levantamentos e controles, elaborar relatórios e pareceres; e executar, mediante designação de autoridade competente, outras atividades relacionadas com os fins institucionais da entidade.
Último concurso INSS
O último concurso para o cargo de técnico previdenciário do INSS foi aberto em 2015. O concurso, organizado pelo Cebraspe, teve provas objetivas compostas por 120 questões no formato verdadeiro ou falso. Foram abordados os seguintes assuntos:
Conhecimentos básicos
- Ética no serviço público – seis questões;
- Um sistema jurídico – seis questões;
- Ideias constitucionais – sete questões;
- Termos de administração lei – cinco questões;
- Língua portuguesa – 15 questões;
- Pensamento lógico – seis questões;
- Terminologia informática cinco questões.
Conhecimentos Específicos
Seguridade Social – 70 questões
Vale ressaltar que a prova trouxe as disciplinas já coletadas no concurso anterior para a vaga, que haviam se candidatado em 2012, embora ainda fossem organizadas por órgãos diferentes.