Concurso de cafés de qualidade acontece nesta quinta em Garça
Nesta quinta-feira (12) acontece o 8º encontro dos Cafeicultores de Garça e Região. Serão identificados os vencedores do 2º Concurso de Cafés de Qualidade da Região.
O evento será realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 419, em Garça, com entrada gratuita.
Nesta segunda edição do concurso estão sendo avaliados 10 lotes de café inscritos na categoria “Cereja Descascado” e mais 24 lotes de Café na categoria “Seca Natural”. No mesmo evento haverá também o lançamento da marca coletiva IG – Indicação Geográfica na modalidade “Indicação de Procedência”.
A programação do concurso começa às 13h com a palestra do especialista Paulo Henrique Leme, da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), com o tema “Cafés da Região de Garça: valorizando nossa história para construir o futuro”.
Em seguida os cafeicultores campeões do concurso de 2018 darão os seus depoimentos. O grande momento do evento, previsto para as 14h30, será a prova dos finalistas, com premiação e rodada de negócios. O encerramento será às 16h30.
O concurso foi aberto para produtores da região de Garça pertencentes à delimitação da Indicação Geográfica – IG, que compreende os municípios de Garça, Vera Cruz, Gália, Fernão, Duartina, Lucianópolis, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçú, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Guarantã, Pirajuí e Marília.
A pré-seleção dos lotes foi realizada por um grupo de provadores, eliminando do concurso os cafés que não se enquadravam no regulamento.
Já a classificação final foi feita na véspera da premiação por cinco Q-Grader (“Avaliador de Qualidade”. Trata-se de uma certificação mundial dada aos profissionais de classificação e degustação de cafés, que utilizam o protocolo SCA – Specialty Coffee Association).
A classificação dos lotes será pela maior pontuação, tendo como critério: fragrância, aroma, sabor, doçura, uniformidade, balanço, acidez, amargor, corpo, sabor residual e adstringência. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada item. Esta fase de classificação será realizada por meio de análise sensorial.
Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, porém, todos os participantes receberão certificados de participação, com laudo técnico do café.
Entre os principais objetivos desse evento estão a identificação, promoção e premiação dos agricultores de cafés de qualidade – arábica, além do incentivo a constante melhoria da qualidade como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor.
O concurso também pretende aumentar a visibilidade dos cafés de Garça e região e estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.
O concurso encerra a programação do 8º Encontro dos Cafeicultores de Garça e Região, promovido pela Casa da Agricultura, com apoio da Prefeitura Municipal.
O objetivo é discutir os desafios da cafeicultura, assim como apresentar novas tecnologias e variedades para o setor.