MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 21 dez. 2022

Comus volta a cobrar atenção para a área da saúde mental

por Michele Correia

Integrantes do Comus fizeram uma série de reivindicações ao Poder Público (Foto: Divulgação)

A ata da reunião realizada pelo Conselho Municipal da Saúde (Comus) na segunda-feira (19) traz novas cobranças ao Poder Público para a situação da saúde mental em Marília.

No final de outubro, a entidade deliberativa já havia apontado que os funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estariam trabalhando com sobrecarga e pedia a contratação de novos profissionais.

Desta vez, a recomendação foi para a contratação de mais especialistas da área da saúde mental para a população em geral, nas unidades de saúde do município.

“Contratação com extrema urgência para a saúde mental de cinco psiquiatras, quatro psicólogos, catorze fisioterapeutas, e seis terapeutas ocupacionais para atendimento nas unidades de saúde, para que se possa conter o alto índice de suicídio que está ocorrendo no município de Marília como ocorreu no dia 19 [última segunda-feira], com dois casos em menos de 5h. Inaceitável”, diz trecho da ata publicada.

Também é recomendada a reativação urgente do Fórum da Saúde Mental para articulação com toda a Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A regularização do quadro de funcionários do Caps foi cobrada novamente.

OUTRAS DEMANDAS

Entre as outras demandas apontadas na reunião estão a contratação junto aos prestadores de consultas de especialidades “para zerar as filas gigantescas represadas, principalmente: Ortopedia, Neurologia, Oftalmologia em várias especialidades, Reumatologia, Ginecologia especializada Pediatria, Odontologia, bem como exames de imagem e laboratoriais mais complexos” e a reforma de alguns postos de saúde.

Regularização do quadro de funcionários do Caps foi cobrada novamente (Foto: Divulgação)

Segundo o Comus, algumas unidades estariam em péssimo estado de conservação, colocando em risco os pacientes e funcionários.

O Conselho alerta que o posto do bairro Jóquei Clube requer urgência, mas também cobra as reformas das unidades dos distritos de Avencas, Dirceu, Amadeu Amaral, Fazenda do Estado e Rosália – além das dos bairros Chico Mendes, Nova Marília, Planalto, USF Altaneira, USF Bandeirantes e UBS Castelo Branco.

Também é solicitada a regularização urgente no fornecimento de medicamentos, alimentos nutricionais aos pacientes, fraldas e materiais de enfermagem. Sobre essa questão, o MN inclusive ouviu uma moradora que aguarda fraldas geriátricas para a mãe acamada há dois meses.

SAE

Outro ponto bastante explorado pelos integrantes do Conselho foi a necessidade de melhorias no prédio dos Serviços de Assistência Especializada (SAE).

O Comus solicitou a mudança de local ou reforma imediata do prédio, para que possa ser efetivado o retorno da Farmácia. Também pede a limpeza de entulho nos corredores, a capinação em todos os espaços da unidade – que estaria com mato alto -, a retirada de matérias inservíveis e o conserto de vazamentos, “das paredes ao teto, muita umidade, bolor e mofo.”

É recomendada ainda a pintura de toda a unidade, revisão da parte elétrica e ventilação, que sejam providenciados banheiros adequados, “separando masculino e feminino, que sejam adaptados para pessoas com deficiência e com fraldário para que as mães possam utilizar na higiene de seus filhos”, e a contratação de mais médicos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 2
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
  • 3
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 4
    Ex-tesoureira de Câmara da região é condenada por desviar quase R$ 100 mil para apostas

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília

Últimas notícias

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos
Atleta de Marília conquista título Sub-18 em etapa da Liga do Enxadrista
Polícia Civil prende tenente-coronel da PM indiciado por feminicídio
Haddad fará proposta aos estados para conter preços dos combustíveis

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie