Comus vai promover conferência sobre 35 anos do SUS em Marília
A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Marília foi oficialmente convocada para os dias 29 e 30 de agosto. A deliberação foi aprovada pelo conselho local, Comus, em reunião ordinária, e publicada no Diário Oficial.
A plenária municipal é etapa preparatória para a 18ª Conferência Nacional e para a 10ª Conferência Estadual de Saúde.
Com o tema central “35 Anos do SUS – SUS que queremos para Marília”, o evento pretende avaliar a Política Nacional de Assistência em Saúde nas esferas municipal, estadual e federal, com o objetivo de propor diretrizes que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) nos três níveis.
A conferência será organizada em três etapas:
- pré-conferências descentralizadas, entre os dias 3 e 16 de agosto, nas regiões norte, sul, leste e oeste do município;
- envio de propostas e inscrições online, até as 24h do dia 16 de agosto, por meio de link disponível na convocação oficial;
- plenária final, com abertura solene no dia 29, das 19h às 20h, e debates no dia 30, das 8h às 17h.
A programação será guiada por cinco eixos temáticos: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância ambiental e controle social, com foco nas políticas públicas de saúde.
Durante a plenária, serão elaboradas propostas por eixo temático, com alcance municipal, estadual e nacional. O processo também inclui a eleição de 16 delegados titulares e 16 suplentes que representarão o município na etapa estadual. A composição deve respeitar a paridade definida em resolução: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores ou prestadores de serviços.