Comus cobra reposição de frota de ambulâncias e atraso de ESF
O Conselho Municipal de Saúde (Comus) reiterou seu pedido de urgência ao prefeito Daniel Alonso (sem partido) para melhoria no transporte sanitário oferecido pelo município por sua Central de Ambulâncias.
A solicitação consta entre as diversas deliberações da reunião ordinária do conselho realizada no último dia 1º e publicada na edição desta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
O Comus pede a reposição dos veículos destruídos em um incêndio em setembro de 2022 e denuncia “frota velha totalmente danificada circulando com pneus em péssimas condições de uso em rodovias perigosas que circundam o município”.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que 66 de seus 128 veículos de sua frota foram adquiridos há mais de dez anos, “mas em boas condições de uso”. “As manutenções preventivas e corretivas são realizadas constantemente”, afirmou.
Ainda segundo a pasta, o incêndio destruiu um veículo furgão e três para passageiros. “Em outubro de 2023 foram adquiridos três veículos novos, um furgão e dois passageiros, como parte da renovação da frota”, informou.
GOTA DE LEITE
O Comus solicitou às secretarias da Fazenda e de Planejamento Econômico do município informações e documentos sobre a finalização ainda pendente do chamamento do Programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF).
“O retardamento pode ocasionar o não repasse de recursos do Governo Federal”, alertou o conselho. Em setembro deste ano, a Prefeitura de Marília confirmou a contratação da Maternidade Gota de Leite para o gerenciamento da ESF.
A entidade já oferecia o serviço através de outro contrato. Ao MN, a Saúde informou que a nova contratação “está em processo, aguardando definição sobre a questão salarial com o Ministério Público do Trabalho (MPT)”.
APROVAÇÃO
Entre as demais deliberações, o Comus aprovou proposta de construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Parque das Nações e no Marina Moretti, na zona norte; Nacional, na sul; e Cavallari, na oeste.
O Comus reiterou, no entanto, pedido de envio de cronograma de reforma nas UBSs atuais. O conselho também manifestou seu apoio à instalação de uma unidade odontológica móvel em veículo a ser adaptado para atendimento em áreas remotas do município.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!