Comus cobra antecipação à crise e pede fiscalização
Integrantes do Conselho Municipal da Saúde (Comus) se posicionaram nesta quarta-feira (12) sobre a crise na atenção primária, provocada pelo surto de gripe e propagação do coronavírus.
O colegiado cobrou agilidade da Secretaria Municipal da Saúde, antecipação na aquisição de insumos, preparação de leitos, além de rigor na fiscalização sanitária.
Diferente das ondas anteriores de disseminação do vírus, a pressão agora é sentida especificamente nos postos de saúde.
Mas há o risco de alta demanda por leitos hospitalares nas próximas semanas, conforme a onda avance com novas contaminações.
Formado por representantes da comunidade, instituições de Saúde, conselhos de classe da área e técnicos da própria pasta, o Comus informou ao Marília Notícia que tem acompanhado diretamente a evolução, com visitas nas unidades abertas para sintomáticos.
A primeira demanda já está sendo atendida. “Os conselheiros têm solicitado à Secretaria um número maior de unidades para estes casos, já que as atuais estão superlotadas, sem contar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento da zona Sul”, disse Darcy Bueno da Silva, representante do bairro Castelo Branco.
O conselheiro relata ainda que o Comus sugeriu à Secretaria um plano em relação aos funcionários que já estariam esgotados, trabalhando no acolhimento desde 2020. “Há necessidade de um revezamento ou substituição”, pontua Darcy.
Com os alertas de autoridades sanitárias nacionais, para a grande e rápida propagação da variante inclusive entre os vacinados – com maior risco de internação e morte aos não vacinados –, o grupo que fiscaliza a Saúde em Marília sugere que o município se prepare para a crise.
“Não podemos deixar para a última hora as providências para o credenciamento de mais leitos, compras de insumos e equipamentos de proteção, para que estes itens não faltem, caso seja necessário”, conclui o conselheiro.
O Marília Notícia chegou a pedir um posicionamento da Secretaria Municipal da Saúde sobre os apontamentos do Comus, mas ainda não teve retorno da pasta. O espaço está aberto.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!