MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Casa & Jardim
sex. 16 maio. 2025

Como usar hortelã para manter moscas longe da cozinha e deixar o ambiente mais fresco

por Fabiano Souza

A cena é comum e incômoda: você termina de limpar a cozinha, o chão brilha, a pia está seca, mas bastam alguns minutos para uma mosca aparecer — e, em poucos segundos, ela já pousou no fruteiro ou na borda do copo. Se isso te soa familiar, talvez seja hora de experimentar uma solução antiga, simples e perfumada: a hortelã. Além de aromática e refrescante, essa erva é um verdadeiro escudo natural contra os insetos. E o melhor? Ainda deixa a casa com aquele cheirinho de frescor que remete à limpeza recém-feita.

O poder da hortelã para afastar moscas da cozinha

A hortelã contém compostos naturais como o mentol e o pulegona, que são altamente desagradáveis para moscas e outros insetos, mas extremamente agradáveis para nós. Diferente de sprays e venenos, que deixam cheiro químico e prejudicam o ar da cozinha, a hortelã age de forma sutil e constante, repelindo sem intoxicar.

Colocar vasos de hortelã próximos às janelas ou sobre a bancada onde ficam frutas e louças é uma estratégia simples, acessível e eficaz. O visual também conta: suas folhas verdes vibrantes trazem vida ao ambiente e dão um toque acolhedor que lembra casa de vó ou cozinha de sítio.

Cultivar hortelã dentro de casa é mais fácil do que parece

Se você já tentou cultivar temperos e não teve sorte, saiba que a hortelã é uma das plantas mais resistentes para ambientes internos. Ela se adapta bem a vasos pequenos, prefere luz indireta e gosta de regas frequentes. O segredo está em mantê-la em um local que receba claridade sem sol direto, como o parapeito de uma janela ou perto da porta da cozinha.

Quem tem pouco espaço pode apostar em vasos pendurados ou até mesmo reaproveitar latas e potes de vidro, desde que haja drenagem. Em poucos dias, a hortelã começa a se espalhar e, quanto mais você colhe, mais ela cresce.

Receitas que perfumam e espantam

Você também pode usar a hortelã de forma criativa para potencializar seu efeito contra moscas. Uma das receitas caseiras mais eficazes é o spray natural com folhas de hortelã, vinagre branco e álcool de cereais. Basta bater tudo no liquidificador, coar e borrifar no ar, perto da lixeira, do fogão ou da fruteira.

Outra dica é colocar raminhos frescos dentro de pequenos saquinhos de tecido ou gaze e espalhá-los pelos cantos da cozinha. Além de lindos e artesanais, funcionam como sachês aromáticos. Alguns ainda vão além e congelam cubinhos de gelo com folhas de hortelã e rodelas de limão para usar em bebidas — é funcional e repele insetos no calor.

Hortelã vs. outros repelentes naturais: por que ela vence?

Você já deve ter ouvido falar em cravo-da-índia com limão, casca de laranja queimada ou até vela de citronela como repelentes naturais. Todos funcionam até certo ponto, mas poucos oferecem a combinação que a hortelã entrega: praticidade, cultivo fácil, fragrância agradável e efeito duradouro.

Diferente do limão com cravo, que exige substituições frequentes, ou da citronela, que tem cheiro mais forte e pode incomodar, a hortelã é democrática. Ela agrada a maioria das pessoas e ainda pode ser usada no preparo de chás, sobremesas ou como decoração em pratos e drinks.

Minha experiência com hortelã: de desesperada a devota

Confesso: sou daquelas que tentaram de tudo para espantar moscas na cozinha. Do pano com vinagre na bancada ao rolo de papel alumínio nas janelas, nada parecia surtir efeito duradouro — até que um amigo me deu uma muda de hortelã. “É só cuidar como quem cuida de um manjericão”, ele disse. E foi o que fiz.

Plantei em uma caneca velha e deixei na janela. Em dois dias, percebi que as moscas que sempre rondavam o cesto de frutas simplesmente sumiram. A sensação de abrir a porta da cozinha e sentir aquele aroma fresco, de forma tão natural, me conquistou. Desde então, tenho hortelã espalhada por toda a casa — e nunca mais precisei usar inseticida.

A hortelã, com sua beleza discreta e aroma inconfundível, oferece mais do que sabor: ela transforma ambientes, repele invasores indesejados e ainda conecta a gente com algo mais simples e natural. Em tempos de excesso de produtos químicos, redescobrir soluções como essa é, ao mesmo tempo, um gesto de cuidado com a casa e com quem vive nela.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie