Como limpar, tingir e maquiar os fios das sobrancelhas
As sobrancelhas grossas estão em alta e todas querem parecer com Cara Delevingne, Lily Collins e Camilla Belle. Já existem produtos específicos de maquiagem para isso e até transplante que ajuda a conquistar o desenho perfeito, mas a grande verdade é que mexer demais nas sobrancelhas, ao invés de melhorar o visual, pode acabar de vez com ele.
Uma sobrancelha bem desenhada funciona como um lifting, mas encontrar o desenho perfeito é um desafio. Não quer mexer muito, mas precisa dar um jeito nos fios? Anote alguns truques que podem te ajudar.
Cuidados básicos
O primeiro e mais importante alerta é deixar a sobrancelha o mais natural possível e evitar mexer demais. Fátima Bahia, do FR Microcenter, explica que,na hora de fazê-las em casa, só o excesso deve ser retirado, sem afinar o desenho, e um intervalo de 15 dias deve ser respeitado. Uma dica é não usar lentes de aumento, para não acabar tirando mais do que deve, e sempre lembrar: as sobrancelhas são assimétricas, nunca tente deixar uma igual a outra. “Alguns truques, como escovar os pelos com escova de dente de criança, passar Bepantol nos fios e massagear a área também estimulam o crescimento”, explica a designer.
Maquiagem
Sobrancelhas falhadas se resolvem com lápis e sombra. “A cor de sombra ideal é a de fundo acinzentado e o lápis é sempre fosco”, ensina Fátima. “A tonalidade escolhida deve ser um nível mais escuro do que a cor do pelo. Marrom e derivados funcionam bem para morenas e negras, enquanto as loiras devem optar pelo ocre”, explica. Mas Fátima alerta: “O preto nunca deve ser usado em nenhum tom de pele, o resultado fica muito artificial”.
Para usar a sombra, conte com a ajuda de pincel chanfrado. “Faça uma risca na raiz dos pelos e esfume para cima, preenchendo as falhas”, aconselha Raphaella Bahia, do Studio FR. O lápis de sobrancelha também funciona, mas é preciso ter cuidado para não marcar muito o traço. “Aplique o produto em pouquíssima quantidade, esfume com um pincel macio, tire o excesso com um algodão ou cotonete e penteie os fios para cima, valorizando o olhar, e nunca para o lado”, indica Fátima.
Tingimento e transplante
Pintar a sobrancelha só em casos de pelos brancos e, mesmo assim, com uma tinta específica que tenha menos amônia. Se for descolorir o cabelo, nem pensar em fazer o mesmo com as sobrancelhas, a água oxigenada pode causar queda. Mas existem duas formas de pintar as sobrancelhas que ajudam a conquistar o look Cara Delevingne, sem danificá-las. “A técnica da micro pigmentação 3D reproduz com perfeição o fio natural em tamanho, cor e espessura”, explica Fátima. A hena também pode ser uma opção para quem quer resultado instantâneo. “O resultado da hena é mais rápido e o procedimento não é permanente, pode ser feito sem restrições”, explica a esteticista Luana Rachele, da Ophicina do Cabelo.
O transplante de sobrancelha é a medida mais radical, mas, em casos extremos, também podem ajudar. Um pedaço pequeno do couro cabeludo é cortado durante o procedimento e os pelos são removidos um a um. Cerca de 650 fios são então implantados no formato desejado para em algumas semanas caírem, abrindo espaço para que novos pelos naturais cresçam naquele lugar.
Fonte: GNT