Como a atividade física transforma a mente das crianças
Aproveitando o Dia das Crianças que está dobrando a esquina, a coluna de hoje joga luz sobre algo que já conhecíamos, mas agora com uma base científica mais sólida. Estamos começando a mudar nossos hábitos, ainda que de forma gradual, e as próximas gerações têm tudo para ser ainda melhor. Se liga.
Um estudo publicado na respeitada revista Pediatrics avaliou 221 crianças entre sete e nove anos, divididas em dois grupos: um que praticou 70 minutos diários de atividade física ao longo de nove meses e outro que não teve essa rotina de exercícios.
Se liga nas imagens da atividade cerebral.
Nas imagens do lado esquerdo, que mostram em vermelho, é possível visualizar a atividade cerebral após um teste cognitivo em crianças que participaram das atividades físicas. Essas crianças apresentaram maior ativação cerebral (com áreas em vermelho e amarelo) e se saíram melhor nas tarefas que envolviam ignorar distrações e alternar entre diferentes atividades – habilidades essenciais para manter o foco e lidar com mudanças de maneira ágil.
Por outro lado, nas imagens da direita temos a atividade cerebral das crianças que não fizeram atividades físicas. A diferença é nítida: menos áreas ativas (em azul) e um desempenho inferior nos testes cognitivos.
Resumindo, crianças com atividade física regular sabem driblar distrações e se concentrar em atividades diárias simples ou complexas.
Maior flexibilidade cognitiva, se ajustando rapidamente a novas situações e lidando melhor com isso.
Em resumo, as crianças que se exercitaram regularmente tiveram não apenas melhorias na aptidão física, mas também na cognição e atividade cerebral.
Mais uma evidência que seus filhos devem treinar, fazer CrossFit, natação, tênis, futebol, etc. E manter esse hábito pela vida toda.
*
Referência: Hillman CH, Pontifex MB, Castelli DM, et al. Effects of the FITKids randomized controlled trial on executive control and brain function (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25266425)
***
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e sócio da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.