‘Cometa do século’ é fotografado no distrito de Lácio; registro é raro
Um registro raro e de qualidade, na madrugada deste domingo (29), colocou Marília no mapa da observação astronômica mundial. O zootecnista, ambientalista e astrônomo amador Valter Eugenio Saia registrou imagens impressionantes do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), popularmente conhecido como o “cometa do século.”
As fotos foram tiradas no distrito de Lácio e repercutiram por mostrar não apenas a cauda – formação comum desse tipo de corpo celeste – mas a estrutura do cometa, visível nas fotos de Saia em três segmentos.
“Acordei às 4h da madrugada para ver e fotografar o cometa. A poluição luminosa atrapalha um pouco, mas, mesmo assim, consegui captar imagens raras da estrutura”, relatou.
O C/2023 A3, originário da nuvem de Oort, foi descoberto pelo Observatório da Montanha Púrpura em 9 de janeiro do ano passado e, posteriormente, identificado de forma independente pelo sistema Atlas, na África do Sul.
Estima-se que ele continue a ser visível nos próximos meses, à medida que se aproxima do sol. “Se você procurar na internet, vai achar muitos registros desse cometa e sua cauda, mas as imagens que conseguimos se destacam pelos detalhes nítidos da estrutura do corpo celeste”, destacou Saia.
Zootecnista por formação e ambientalista por paixão, Saia é aficionado pelos astros e ficou entusiasmado ao compartilhar as fotos. “Detalhes são raros em registros de cometas. Desejava, mas não esperava. Tenho muitas fotos de observações, mas estas são especiais”, classifica.
O feito é ainda mais significativo considerando o uso de um equipamento simples. As fotos do “cometa do século” foram feitas com uma Nikon Coolpix P90.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!