Comércio reabre em Marília com movimento normal no Centro
O comércio foi reaberto em Marília na manhã desta segunda-feira (19), com muita gente circulando pelas ruas do Centro e algumas poucas pessoas ainda se recusando a usar máscaras – ou utilizando do modo errado, como a reportagem do Marília Notícia flagrou.
O movimento de clientes ainda não está tão intenso quanto em outras ocasiões, como em reaberturas anteriores nas idas e vindas das etapas mais restritivas do Plano São Paulo, por exemplo.
Um dos motivos pode ser que diversas lojas fortaleceram as vendas e serviços pela internet, além dos autorizados delivery e sistema de retirada no local.
A reabertura do comércio foi autorizada pelo governador João Doria (PSDB) em todo o Estado na chamada “fase de transição”, com a alegação de que as internações por Covid-19 tinham arrefecido desde o início da “fase emergencial” – mais severa do que a vermelha.
A região de Marília, por outro lado, continua em situação crítica, com o sistema de saúde em colapso e dezenas de mortes de pacientes com a doença na fila de espera por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O município de Marília segue com 100% das UTIs ocupadas e a regional tinha 95% das vagas preenchidas, segundo dados deste domingo (19).
Nas próximas duas semanas as lojas de Marília vão funcionar das 9h às 17h, o que segue na linha contrária à estratégia do Governo do Estado, após orientação da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).
O Plano São Paulo prevê a abertura das 11h às 19h, para que os horários de entrada e saída não se choquem com os das indústrias e outros serviços considerados essenciais.
“Para a nossa necessidade, o horário que foi colocado pelo Estado ficava fora da realidade dos lojistas. Fomos procurados por vários deles, inclusive os das grandes redes. Conversamos com o prefeito e tivemos a autorização. Vamos antecipar em duas horas a abertura e o fechamento, sem descumprir as oito horas estabelecidas”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes.
Entre 24 e 30 de abril também passam a ser autorizados os restaurantes, salões e barbearias, além de atividades culturais, entre 11h e 19h. Academias poderão abrir em dois períodos, das 7h às 11h e das 15h às 19h.
SHOPPINGS
O Esmeralda Shopping informou que lojas e praça de alimentação estarão em funcionamento das 11h às 19h em todos os dias.
Já o Marília Shopping anunciou que, entre segunda e sábado, vai funcionar das 11h às 19h. Já aos domingos e feriados, das 12h às 19h. A praça de alimentação segue com as modalidades delivery, drive-thru e take away – além horário de atendimento presencial, o mesmo de abertura.