Comércio mira o Dia dos Namorados e lojas de Marília estendem até 22h
Como forma de estimular as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12), as lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas hoje até 22h, conforme estipulado no calendário de funcionamento da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim). Pesquisa divulgada pela entidade representativa revela que os consumidores pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 300.
As lojas participantes do sorteio de prêmios da Acim estão em campanha promocional até o final do ano. Rota premiada é a ação que sorteará viagens para Gramado (RS), Porto de Galinhas (BA), Maceió (AL) e Comandatuba (BA), além de um cruzeiro marítimo, em sorteios que serão realizados até dezembro.
“O primeiro sorteio – de cinco – será dia 20 de julho [sábado]. Este sorteio envolverá os consumidores que preencheram os cupons nas campanhas do Dia das Mães, em maio, e do Dia dos Namorados”, anuncia o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que considera importante o estimulo às vendas.
De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, a ação de prêmios começou no dia 2 de maio e seguirá até 30 de dezembro. “A campanha é permanente e envolverá as principais datas comemorativas do comércio, em que o Dia dos Namorados é uma delas. As lojas vão voltar a funcionar até 22h no dia 9 de agosto, uma sexta-feira, com o ritmo de celebração do Dia dos Pais”, destaca.
Conforme o Carlos Bitencourt Jorge, neste Dia dos Namorados, 33,6% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data, e 45,2% planejam gastar mais do que em 2023. Os dados são da pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn com 1.716 consumidores de todo o Brasil.
Por outro lado, 44,5% responderam que não têm intenção de fazer compras, enquanto 28,6% pretendem gastar menos. Outros 21,9% não sabem. “Em relação ao ano passado, diminuiu levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e aumentou dos que não pretendem adquirir presentes”, observa Bitencourt.
José Augusto Gomes destaca que no que diz respeito ao nível de gastos, a maioria dos consumidores continua planejando gastar entre R$ 50 e R$ 300, embora essa porcentagem tenha subido 81,6% em relação à pesquisa do ano passado.
Assim como em 2023, a pesquisa revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,2%) e em lojas físicas (60,7%). “Assim como em 2023, nas intenções de compra prevalecem artigos de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista – o que é normal para a data”, complementa o superintendente da entidade.
“Ao contrário do Dia das Mães, onde além desses presentes, se somam móveis ou eletrodomésticos, a intenção de compra de roupas e calçados diminuiu (31,2%), ficando ainda mais abaixo do registrado no período pré-pandemia (60%/70%)”, lembra o dirigente ao reforçar que os presentes de uso pessoal, como itens de beleza, joias e bijuterias são sempre populares para o Dia dos Namorados, e representam cerca de 50,3% das preferências.
Chocolates e bombons, que somam 21,6%, continuam almejados na lista de presentes, mesmo após a Páscoa. “Agora aparecem itens que não apareciam antes da pandemia, como cestas de café da manhã e delivery de refeições. O movimento deve ser 10% a mais do que no mesmo período do ano passado”, conclui José Augusto Gomes.