Comércio visa 15% de aumento nas vendas para o Dia dos Pais
Uma das principais datas para o comércio, no segundo semestre, se aproxima e deve movimentar a economia neste início de agosto. Setores de confecções, calçados, eletrônicos, perfumaria, utilidades e ferramentas são, tradicionalmente, alguns dos mais beneficiados.
Conforme cálculos da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), o aumento nas vendas pode ser de até 15% sobre 2020. Vale lembrar que a base de comparação está longe de representar a normalidade.
No dia 1º de agosto do ano passado, a Justiça determinou que a cidade cumprisse solicitação feita pelo Ministério Público para adequação das regras locais ao Plano São Paulo. Marília transitava entre as fases amarela e laranja, ambas com restrições de circulação e atividades econômicas.
O presidente da Acim, Adriano Martins, admite os desafios de impulsionar as vendas, mas afirma haver boas perspectivas, não apenas para agosto, mas para os próximos meses.
“A expressiva melhora nos índices de [contenção da] disseminação, internação e óbitos que estamos vivenciando desde a última semana, será o fator determinante para retomarmos gradativa e progressivamente as atividades comerciais”, diz.
Martins acredita em um ciclo virtuoso. “Por consequência, vislumbramos a possibilidade de novas oportunidades de empregos, a área de bares e restaurantes, que deverá aquecer o consumo. Acreditamos que, a cada mês, mais pessoas voltarão a ter capacidade de consumo”, afirma.
EXPERIÊNCIAS
Além de produtos tradicionalmente associados à data, há quem aposte em alternativas para o Dia dos Pais. Por isso, o chamado “mercado de experiências” está cada vez mais atento às expectativas dos consumidores.
Rosângela Fernandes Dias, que atua no ramo de cafés especiais, colocou entre os produtos um kit pensando nos pais. A intenção é gerar encantamento e levar pais e filhos a partilharem uma experiência como bons amigos.
O kit inclui cápsulas de café, paletas de chocolate, cappuccino, entre outros itens. “É uma bebida que faz parte da nossa cultura. Um paizão de bom gosto, que aprecia café e tem sofisticação, vai adorar um presente desse”, considera a empresária.
Rodolpho Kieza, diretor da churrascaria que leva o nome da família, também estima um bom incremento de clientes na data. Mesmo assim, é possível manter o distanciamento social e segurança.
O setor de gastronomia ainda é mais favorecido pelo Dia das Mães do que dos Pais, mas o número de filhos que presenteiam em agosto com mesa farta – sem louça e churrasqueira suja em casa – é crescente.
“Não fosse a pandemia, certamente teríamos uma situação bem mais favorável. Nos anos anteriores já tínhamos percebido esse aumento da procura no Dia dos Pais. Um jantar ou almoço especial é sempre um excelente presente”, destaca Kieza.
HORÁRIO ESTENDIDO
Nesta sexta-feira (6), as lojas do comércio geral ficarão abertas até as 22h. No sábado (7), véspera do Dia dos Pais, o atendimento se estende até 17h. Os shoppings funcionam até as 22h nas duas datas.