Comércio aposta na Black Friday e mantém portas abertas até 22h
A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) espera um significativo aumento nas vendas durante a Black Friday desta sexta-feira (25), quando o comércio mantém as portas abertas das 9h às 22h. A data deve girar R$ 4,2 bilhões em todo o país e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010.
De acordo com o presidente da Acim, Adriano Martins, mais de R$ 20 milhões foram injetados na economia de Marília com o adiantamento do 13º salário. Ele acredita que parte desse valor seja utilizado em compras da Black Friday. Como já se tornou uma data conhecida dos consumidores, a expectativa é que as vendas sejam boas neste ano.
“Com o adiantamento do 13º salário agora em novembro, com mais de R$ 20 milhões circulando, com certeza uma parte vai ser usada nas compras de Black Friday. É uma data muito boa e importante para o comércio, mas dezembro ainda é disparado o de maior volume de vendas”, afirma Martins.
O horário estendido do comércio nesta sexta-feira (25), das 9h às 22h, deve favorecer as vendas de Black Friday no comércio de Marília.
De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a combinação de promoções da Black Friday e da Copa do Mundo é um fator que indica a tendência de elevação das vendas no varejo até o fim deste ano.
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve avanço de 1,1%, no mês de setembro, em relação a agosto. Com isso, a CNC aumentou para 1,3% a expectativa de crescimento do varejo em 2022.
“Esse é um momento muito importante para o comércio de bens e serviços e, com o incremento das promoções de itens voltados à Copa de Mundo de Futebol, o segmento deve encerrar bem o ano”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
BLACK FRIDAY E A COPA DO MUNDO
A Black Friday é marcada, tradicionalmente, para a última sexta-feira do mês de novembro, mas os descontos já são oferecidos nos dias antecedentes. Neste ano, as promoções coincidiram com a primeira semana da Copa do Mundo do Catar.
A expectativa da CNC é que as vendas relacionadas ao Mundial de Futebol tragam impacto de R$ 1,4 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro. A previsão é que o ramo de hiper e supermercados alcance R$ 910 milhões e o de vestuário, calçados e acessórios gire em torno de R$ 700 milhões.
A Black Friday já é considerada a quinta data mais importante do varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.