Comércio espera alta de até 50% para o Dia dos Pais
O Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 14, já tem demonstrado ligeiro aumento no movimento de clientes no comércio de Marília. Segundo os comerciantes, são consumidores que estão antecipando as compras dos presentes. Contudo, a maior parte dos filhos deve deixar para comprar na última semana, e a expectativa é de uma alta de até 50% nas vendas em Marília.
Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que a data deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio brasileiro em 2022.
De acordo com a pesquisa, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais deste ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes no segundo domingo de agosto.
Apesar da importante movimentação na economia, o número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu seis pontos percentuais em comparação com o ano passado, e passou de 21% para 27%.
A gerente Daniela Tófoli Neves acredita em um aumento de até 50% nas vendas. Ela conta que alguns clientes estão antecipando as compras, mas espera que as vendas aumentem a partir deste fim de semana, com grande movimento, e principalmente na semana que vem.
“O brasileiro sempre deixa para a última hora. Acredito que as vendas devem ser um pouco menores que nos anos anteriores, mas mesmo assim, nossa expectativa é de vender entre 40% e 50% mais do que em dias comuns. Estamos com a loja preparada para atender os clientes para essa data especial”, afirma Daniela.
A pesquisa da CNDL aponta que 34% dos clientes brasileiros têm intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. O valor médio dos gastos será, segundo a pesquisa, de R$ 236,77 ao todo.
Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% desejam comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 19% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% citam as incertezas do cenário econômico e 18% precisam pagar dívidas atrasadas.
Joelma Calógero Jorge, gerente de uma loja no Centro de Marília, também diz que já começou a vender presentes para o Dia dos Pais. Ela conta que os clientes procuram calças jeans e bermudas, mas principalmente camisetas para presentear.
“Alguns clientes já estão nos procurando e estamos vendendo principalmente camisetas. Acredito que as vendas devem aumentar na próxima semana. Acho que devemos registrar um aumento de pelo menos 10%. Já reforçamos a loja com uma vendedora a mais, que começou hoje [ontem]”, conta Joelma.
O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), Adriano Martins, explica que, nos dois primeiros sábados do mês, dias 6 e 13, o consumidor terá até as 17h para escolher um presente para os pais.
“Sem dúvida será uma grande movimentação, afinal, a data está entre as de maior intensidade entre as lojas no ano. O Dia dos Pais é sempre forte, pois o apelo de vendas é muito grande”, afirma o presidente da Acim.
Para este mês de agosto, a maior diferença dos meses anteriores é o funcionamento na sexta-feira (12). As lojas da cidade ficam abertas até as 22h, como aconteceu dia 10 de junho e no dia 13 de maio, quando houve o funcionamento do comércio mariliense no período da noite.