Comerciantes começam trocas dos ECFs em Marília
Desde o começo de julho, mais de 70 mil estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo iniciaram o processo de troca dos ECF (Emissores de Cupom Fiscal) pelo SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), equipamento que autentica e transmite os dados para o ambiente de processamento da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
A nova tecnologia é mais um passo na automação comercial que objetiva substituir o ECF, cujo funcionamento é baseado em impressora específica de armazenamento de dados. A mudança garantirá a validação da venda na hora em que ela ocorre, não dando margem a falhas no envio.
Os ECFs com mais de cinco anos de uso também terão que ser substituídos por equipamento SAT. “Haverá um tempo considerável para a troca, que deve ser feita na primeira oportunidade”, sugere o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Libânio Victor Nunes de Oliveira
Em Marília poucos comerciantes fizeram a troca. O equipamento SAT passou a ser de uso obrigatório por novos contribuintes e por estabelecimentos comerciais cujos ECFs tenham 5 anos de uso a partir de sua primeira lacração.
Sete fabricantes estão licenciados para produzir e comercializar o equipamento SAT no Estado de São Paulo: Dimep, Sweda, Tanca, Gertec, Urano, Elgin e Bematech.