Começa nesta sexta Mutirão de Limpeza em Nóbrega
Amanhã e sábado (6 e 7) a população de Padre Nóbrega (área do distrito) e dos bairros adjacentes, incluindo os Residenciais Maracá, Montana e Trieste Cavichioli, será atendida pelo Mutirão de Limpeza 2018, iniciativa da Prefeitura de Marília, para o combate ao Aedes Aegypti e outras ameças à saúde.
No sábado (7) a coleta também acontece na região central de Marília, especificamente na área comercial. No total das etapas anteriores, foram removidas 736 toneladas de inservíveis.
A população deve participar do mutirão colocando em frente às casas móveis velhos, latas, garrafas, objetos de plástico e madeira, além de outros materiais que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, lembra que o objetivo é coletar principalmente objetos que possam acumular água. Por isso, não serão recolhidos entulhos de construção, galhos e outros materiais orgânicos.
A região de padre Nóbrega está em expansão e parte do território ainda não havia recebido esse tipo de ação de limpeza. “A expectativa é que seja removido grande volume, uma vez que a cada dia aumenta o número de casas ocupadas, nos novos bairros”, acredita Vanderlei.
CENTRO
Bairros centrais como Alto Cafezal, Cascata e Barbosa, por exemplo, já foram atendidos pelo mutirão nas respectivas regiões que estão mais próximas. Portanto, na etapa Centro a força-tarefa de limpeza estará focada nas ruas comerciais.
No sábado (07), os caminhões vão circular no quadrante formado pela Avenida Rio Branco /Joaquim de Abreu Sampaio Vida (sentido sul-norte) e entre as ruas Pedro de Toledo/Avenida Santo Antônio (sentido leste-oeste). A coleta acontece até as 12h30.
A força-tarefa envolve as secretarias de Meio Ambiente/Limpeza Pública, Saúde, Obras e outras pastas e autarquias. A coleta começou no dia 15 de março e cumpriu o primeiro cronograma até o último dia 29. Foi a primeira ação de 2018, que deverá ter ainda uma segunda campanha, no próximo semestre, em parceria com uma emissora de TV.
Foram recolhidas 226 toneladas de inservíveis na zona sul da cidade. Já na zona leste, foram 134 toneladas. Os resultados na região oeste e norte somaram mais 376 mil quilos, totalizando 736 toneladas de resíduos que poderiam ter virado criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Mais informações sobre o Mutirão de Limpeza podem ser obtidas pelo telefone 3408-6700.