Com volta do comércio, Daniel vai dobrar número de fiscais
Com a reabertura do comércio nesta segunda-feira (13), após a cidade progredir para a “fase 2 – laranja” do Plano SP, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) promete dobrar o número de fiscais na cidade.
O anúncio foi feito durante pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (10). Marília já tem cerca de 100 fiscais, a maior parte porém, com atribuição para fazer apenas orientação.
“A intenção não é multar, mas orientar. Não queremos uma fábrica de multas na nossa cidade. Muito pelo contrário. O nosso objetivo (com melhores indicadores) é que em 15 dias nós possamos estar avançando para a fase amarela ou até a verde”, disse Daniel.
Segundo dados divulgados pelo chefe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, Luciano Vilela, desde o dia 11 de junho, 860 estabelecimentos foram vistoriados e 109 acabaram autuados, por descumprir medidas preventivas em relação a Covid-19.
Atualmente a Prefeitura dispõem de equipes da Vigilância Sanitária (27 servidores) e da Divisão de Fiscalização de Posturas (17 pessoas) para efetiva fiscalização.
Os outros servidores – cerca de 50 – trabalham em outras funções e não têm atribuição legal para autuações. Desde o dia 29 de junho, porém, eles têm trabalhado uniformizados, em ações educativas.
Para dobrar o número, o prefeito Daniel Alonso espera contar também com servidores sem atribuição legal, mas que poderão atuar em ações educativas.
O fiscais orientam sobre uso de máscaras, limpeza das mãos e superfícies com álcool em gel, atividades que não podem ser realizadas por gerar aglomeração e também sobre a rede de assistência à Saúde na cidade.