Bauru tem quatro casos suspeitos de coronavírus
Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) anunciou quatro casos suspeitos de coronavírus nesta sexta-feira (13). A Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de alerta, com um plano de contingência.
A partir deste sábado (14), pacientes suspeitos terão prioridade e passarão por pré-triagem nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), seguindo fluxo específico e mais rápido de atendimento.
Apesar de todos os atendimentos das suspeitas terem ocorrido em rede particular, medidas preventivas da rede municipal são essenciais.
Para os próximos dias está prevista a chegada de 16 médicos, que serão contratados temporariamente via Governo Federal, para reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que serão as portas de entrada para pacientes com suspeitas durante dias de semana, assim como as UPAs, aos finais de semana e demais horários.
Haverá pré-triagem com análise de um técnico de enfermagem, ainda na recepção, para saber se o paciente apresenta febre e sintomas respiratórios da doença – tosse, coriza e falta de ar. Caso confirmado, o doente recebe máscara e segue fluxo prioritário de atendimento.
Os casos graves na rede municipal serão encaminhados pelo Samu para as UPAs do Geisel, Bela Vista e Ipiranga, que são unidades de referências.
Aulas municipais
Neste sábado (14), a Prefeitura de Bauru anunciou a suspensão das aulas nas escolas municipais a partir do dia 23 de março.
A prefeitura informou ainda que os alunos que não comparecerem as aulas no período a partir de segunda-feira (16), não ficarão com falta e que o transporte escolar funcionará normalmente nesse período. Também foram suspensos os eventos públicos ou privados que reúnam 500 pessoas.