Com ou sem radar, motoristas precisam de mais responsabilidade
O trânsito é uma parte essencial da vida de muitos de nós, e a maneira como dirigimos tem um impacto direto na segurança de todos. Eu aprendi desde cedo que é preciso dirigir por você e pelos outros.
O fato é que, com ou sem radar, os motoristas de Marília precisam urgentemente se conscientizar e dirigir com mais cuidado.
Particularmente não sou fã dos radares implantados na cidade. Acho sim que a população tem razão em reclamar do excesso de multas e criticar muitas atitudes do poder público. No entanto, vejo que as opiniões sobre o tema na cidade são carregadas de emoção e ignorância sobre o tema.
Hoje, pelo tempo de funcionamento dos equipamentos, não é possível dizer que os radares tiveram qualquer influência positiva no trânsito, tampouco que não sejam de fato eficazes. Simplesmente não há tempo suficiente para que uma comparação efetiva seja realizada. É preciso aguardar um pouco e quem fala o contrário, está errado.
Embora haja, sem dúvida, um papel crítico que as autoridades desempenham na gestão do tráfego, é fundamental reconhecer a importância da responsabilidade individual para um trânsito mais seguro. Gostando ou não da situação, precisamos nós mesmos ‘salvar vidas’.
Infelizmente, muitos motoristas parecem ignorar ou negligenciar a importância de dirigir com atenção, e isso tem consequências sérias. É hora de repensarmos nossa atitude no trânsito e promover um ambiente mais seguro para todos.
Dirigir requer total concentração e responsabilidade. É fácil esquecer que, atrás de cada veículo, existe um ser humano com família, amigos e sonhos. A falta de atenção ao volante não é apenas irresponsável, mas também egoísta. Quando negligenciamos nossa responsabilidade como motoristas, colocamos em risco não apenas nossas próprias vidas, mas a vida de outros também.