MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 20 jul. 2025
EDUCAÇÃO

Com metas próprias, Marília vira referência na alfabetização

Cidade registra avanço superior ao Brasil e ao estado de SP.
por Alcyr Netto
Cidade tem metas ousadas até o fim da década (Arte: Marília Notícia)

Marília tem se destacado como exemplo positivo na educação brasileira. Em 2024, 64,28% das crianças da rede pública do município estavam alfabetizadas na idade certa. O índice supera as médias nacional (59,2%) e do estado de São Paulo (58,13%), segundo dados alinhados ao Indicador Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC).

O cenário nacional também apresenta avanço. Em 2024, 59,2% dos alunos das redes públicas foram alfabetizados na idade certa. O número representa alta de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 56%.

Entre os 5.312 municípios avaliados, 3.096 (58%) registraram aumento no percentual de alfabetização. Dezoito estados também apresentaram melhoria.

Cidade projeta avanço contínuo até 2030

Marília acompanha essa tendência positiva. O município elevou sua taxa de alfabetização de 59,2% em 2023 para 64,28% em 2024. Com isso, além de superar as médias nacional e estadual, a cidade se posiciona entre os destaques do país.

Os melhores resultados de alfabetização em 2024 vieram de estados como Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).

O MEC, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), definiu metas progressivas para os próximos anos. A pasta pretende alcançar 64% em 2025 e 80% até 2030.

Marília já trabalha com metas próprias, ainda mais ambiciosas. A cidade projeta 65,94% para 2025 — acima da meta nacional — e segue com projeções crescentes: 69,12% em 2026, 72,13% em 2027, 74,95% em 2028, 77,58% em 2029 e 80% em 2030, alinhando-se ao objetivo nacional.

Indicador nacional

O Indicador Criança Alfabetizada baseia-se em testes que verificam se os alunos dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Alcançar 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que a criança é capaz de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e fazer inferências simples.

O foco do CNCA é garantir a alfabetização de todos os alunos até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, busca recompor as aprendizagens de crianças do 3º ao 5º ano, afetadas pela pandemia.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 2
    Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
  • 3
    Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
  • 4
    Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Escolhas do editor

POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
REDE MUNICIPAL
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolasMarília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Últimas notícias

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo
Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste
Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie