Com menos pacientes, Saúde reduz leitos Covid
Os hospitais de Marília vão reduzir a capacidade hospitalar reservada a pacientes com sintomas da Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31) pela Secretaria Municipal da Saúde e representa mudanças em três hospitais, com redução de 23 leitos clínicos e oito de terapia intensiva.
A desmobilização vale a partir desta quarta-feira (1º). Dos 170 leitos da rede pública – destinados a sintomáticos de Covid-19 -, nesta terça-feira (31), apenas 58 estavam sendo ocupados, o que representa uma ocupação de 34,12%.
Em relação a UTIs, a rede contava com 82 instaladas e 31 estavam com pacientes, no último dia de agosto (37%). A margem de segurança permite desativar seis vagas no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e duas na Santa Casa de Marília.
Já em relação aos leitos clínicos, a desmobilização será maior. Eram 88 nos três hospitais, com ocupação de 27 nesta terça-feira (31). A partir desta quarta (1º), a rede ficará com 65, com a desativação de dez no HBU, dez no Hospital das Clínicas e três na Santa Casa.
“A análise situacional e epidemiológica das taxas de ocupação de leitos UTI e de enfermaria Covid, realizada durante a última reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), permitiu aos secretários de saúde decidirem coletivamente a desmobilização temporária”, informa nota.
A finalidade, segundo os gestores, é liberar vagas para atender as outras necessidades gerais de saúde da população. Haveria ainda o compromisso de retomada imediata dos leitos Covid, caso haja alguma alteração no cenário epidemiológico.