Com dois em São Paulo, Marília terá forte representação no Estado
Marília passa a ser representada por dois deputados estaduais que foram empossados às 15h desta quarta-feira (15), em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Vinicius Camarinha (PSDB) foi reeleito com 123.316 votos, enquanto Dani Alonso (PL) foi eleita para o primeiro mandato com 80.337 votos.
No Centro-Oeste Paulista, o município mariliense é o que possui maior representatividade nesta legislatura. O terceiro candidato que deve tomar posse pela região é Ricardo Maladena (PL), de Santa Cruz do Rio Pardo (distante 117 quilômetros de Marília). Cidades maiores, como Bauru, não conseguiram eleger nenhum representante na Alesp.
Diante deste cenário, a expectativa é que a cidade receba grandes investimentos nos próximos anos. “A presença de mais uma deputada de Marília significa maior possibilidade de recursos do Estado para nossa cidade e para nossos hospitais”, afirma Vinicius Camarinha.
“A prioridade é resolver os problemas da nossa região e propor projetos para diferentes classes e entidades, como a Polícia Militar, rodeios e materiais de construção”, diz Dani Alonso através da assessoria de imprensa.
Outro ponto que favorece o município é o apoio tanto de Dani Alonso quanto de Vinicius Camarinha ao nome mais cotado para presidência da Casa, o deputado André do Prado (PL). Carlos Giannazi (Psol) também disputa, apesar de já ser considerada certa a eleição de Prado como presidente.
“O deputado André do Prado foi meu vice-líder de Governo na legislatura passada. É um amigo que trabalhou junto comigo. É preparado, foi prefeito de Guararema e será muito importante para termos garantidas, na Assembleia Legislativa, as pautas de interesse de Marília e região”, diz Camarinha.
A mesa diretora da Alesp é composta ainda por dois secretários e seis membros substitutos.
SAÚDE
No governo do Estado desde 1995, o PSDB é responsável por todos os órgãos estaduais com sede regional em Marília. Com a mudança de liderança, agora a área da Saúde pode sofrer mudanças.
Segundo dados do Portal da Transparência do Estado de São Paulo, apenas o Hospital das Clínicas (HC) de Marília possui 83 cargos comissionados preenchidos, incluindo o de superintendente, ocupado pela médica Paloma Libânio.
Hoje, o hospital está sob influência direta de Vinicius, que o usa como sua principal bandeira nas conquistas para a área. O interesse de Dani Alonso em batalhar pelo domínio na distribuição de empregos no HC, porém, é discutido nos bastidores políticos.
“A minha batalha é por recursos, hospitais, demandas e projetos para a cidade e região”, diz o deputado, que garante não estar interessado em cargos. A deputada também foi questionada pela reportagem, mas, até o momento, não deu retorno.
GASTOS
O nome de Vinicius Camarinha (PSDB) apareceu com destaque em um levantamento realizado pela Folha de São Paulo nesta semana. Entre 2019 e 2022, segundo dados da Alesp compilados pelo jornal, o deputado que teve maior despesa com verbas de gabinete foi o mariliense, atingindo R$ 1,5 milhão até dezembro.
No período analisado, os parlamentares dispenderam mais de R$ 83 milhões com estrutura de gabinete, que pode ultrapassar 25 assessores, além da verba voltada a aluguel de imóveis, hospedagem, alimentação, carros, combustível, material de escritório, entre outros. A pesquisa mostra também que os maiores gastos são com locação de imóveis, serviços gráficos e aluguel de veículos.
Questionado, o deputado afirma que o aumento de despesas se deu pelo acúmulo de funções. “Eu ocupei mais um gabinete, o da Liderança de Governo, que não possui verba indenizatória. Usei todo o gabinete para ampliar esse trabalho de líder, atendendo os 645 municípios”, conclui o deputado.