Com cobertura baixa, Marília já imuniza com dose atualizada
Marília já possui as doses mais atualizadas contra a gripe, que estão sendo aplicadas na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para acontecer até o dia 31 de maio de 2023.
Apesar de contar com a proteção mais completa e atualizada, a média de vacinação ainda é considerada baixa, com 14.343 pessoas vacinadas, totalizando apenas 14,07% de cobertura.
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
“No final de março e início de abril, começamos a receber as vacinas mais atualizadas, com as novas cepas, já para aplicarmos na campanha deste ano contra a Influenza”, conta Juliana Bortoletto, coordenadora de imunização de Marília.
Até o momento foram vacinados apenas 5,94% das crianças menores de seis anos, 9,91% das gestantes, 21,14% dos idosos, 11,69% dos profissionais da Educação, 10,20% das puérperas e 7,77% dos trabalhadores da Saúde.
Em Marília, a imunização é feita em todas as Unidades de Saúde, sendo que na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Marília ocorre das 7h às 22h. Até o momento, segundo dados da Prefeitura de Marília, a cobertura vacinal do público-alvo atingiu apenas 14,07%.
A vacinação contra a Influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.