Com apoio da frota municipal, urnas são levadas para as escolas
As 608 urnas – que serão usadas amanhã nas eleições em Marília – estão sendo transportadas na manhã deste sábado (1º) do Cartório Eleitoral para os 74 locais de votação da cidade.
As peruas e vans das secretarias municipais da Educação e da Saúde, que transportaram os equipamentos, encostaram no cartório pouco antes das 8h.
As 311 urnas da 70ª Zona Eleitoral estão sendo transportadas por 23 veículos da Educação, em ordem de roteiro, até os 39 colégios eleitorais.
Na 400ª Zona Eleitoral, são 297 urnas a serem distribuídas em 35 locais de votação. O transporte é feito por 20 veículos da Secretaria da Saúde e deve terminar pouco depois das 12h.
As primeiras urnas que deixaram o local, escoltadas pela Polícia Militar, foram encaminhadas para as cidades de Vera Cruz e Oriente. Em seguida, começaram a ser carregados os veículos com as urnas dos distritos de Marília.
O trânsito está impedido em alguns trechos do Centro de Marília. Funcionários da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) impediram o trânsito de veículos na rua Paraná e na avenida Brasil.
Cada veículo foi acompanhado por dois voluntários nomeados pela Justiça Eleitoral, que atuam como apoio logístico. Eles são os responsáveis por organizar a saída e fazer a conferência do equipamento nas seções eleitorais – verificam se a máquina corresponde à seção, se está com o horário correto e, através de um aplicativo, informam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a urna já está em seu local de votação.
A partir de então, elas ficam sob responsabilidade da Polícia Militar. No retorno ao Cartório, após a votação deste domingo, os equipamentos são retirados pelos mesmos veículos e pela mesma equipe, acompanhados com escolta da PM.