Com a proximidade das eleições, bastidores políticos esquentam
A disputa pela Prefeitura de Marília está esquentando. As movimentações nos bastidores, que já eram intensas em maio, devem “pegar fogo” em junho.
O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) desponta como o favorito nas eleições de outubro deste ano. Com um mandato bem avaliado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Vinicius é hoje o principal opositor do prefeito Daniel Alonso (PL) e aposta na preferência dos eleitores por um administrador experiente, capaz de resolver os problemas que a próxima gestão deve enfrentar.
Enquanto isso, o procurador municipal Ricardo Mustafá (PL), candidato apoiado pelo governo do prefeito Daniel, enfrenta um desafio maior. Embora seu nome inicialmente não empolgue a população, pois muitos ainda não o conhecem, há uma expectativa de que ele ganhe força nas próximas semanas.
A estratégia do governo é utilizar a máquina pública para impulsionar sua candidatura, o que pode alterar o cenário político até o dia da eleição. Contudo, o apoio justamente da máquina pública é também a maior fraqueza de Mustafá: ele terá que lidar com a alta rejeição dos marilienses à atual administração.
Outro candidato na disputa, Eduardo Nascimento (Republicanos), tem enfrentado dificuldades. A ascensão do empresário Garcia da Hadassa (Novo) tem contribuído para essa perda de espaço. Nascimento vê seus eleitores migrando para Garcia, que se apresenta como uma alternativa viável para os insatisfeitos com os candidatos dos grupos tradicionais, como Vinicius e o indicado de Daniel.
Garcia, por sua vez, já se estabeleceu como uma forte terceira via. Inicialmente tomando eleitores de Nascimento, ele tem ampliado sua base de apoio e se consolidado como uma opção no cenário eleitoral de Marília. Sua campanha tem ganhado tração, atraindo aqueles que buscam uma mudança no cenário político local.
O empresário deve ser o elemento chave na corrida eleitoral deste ano. “Antes se esperava uma ampla polarização entre Vinicius Camarinha e Ricardo Mustafá, mas o crescimento da candidatura de Garcia mostra que a eleição está longe de ser decidida. Vinicius ainda é o amplo favorito por sua experiência, mas tudo pode acontecer”, disse uma fonte do meio político ao Marília Notícia, que preferiu não se identificar.
Outras pré-candidaturas, como a do empresário João Pinheiro (PRTB) e nomes de esquerda, como Flavio Rino (PV), Wilson Vidotto (PDT) e Marcio Cardoso (Psol), devem ter pouca influência no tabuleiro das eleições. Com as campanhas se intensificando, os próximos meses serão decisivos para definir quem levará a Prefeitura de Marília.