Com a ‘corda no pescoço’, empresários não cumprem fase vermelha
A região de Marília se encontra novamente na fase vermelha do Plano São Paulo, em que só podem funcionar serviços essenciais, no entanto muitos estabelecimentos de Marília vêm burlando as regras instituídas pelo Governo do Estado.
Durante a noite, quem circula pela cidade se depara com bares e restaurantes abertos, inclusive com mesas e cadeiras na calçada.
Na fase vermelha tais estabelecimentos só podem servir seus clientes na modalidade drive thru ou delivery.
Na última segunda-feira (1º) a reportagem do Marília Notícia mostrou que muitas lojas estavam funcionando com ‘meia porta’.
Em alguns casos, apesar da proibição, clientes eram atendidos presencialmente, ainda que de um em um.
O empresariado alega que não aguenta mais o ‘abre e fecha’ e prevê uma nova onda de ‘quebradeira’ na economia local.
Chefe da Fiscalização de Posturas da Prefeitura, Juliano Bataglia disse ao MN que nos últimos dias não foram feitas autuações por descumprimento das regras em vigor na fase vermelha. Por outro lado, diariamente o departamento tem feito orientações e notificações para que as empresas se adequem.
A partir da zero hora de sábado (6) começa a valer a fase vermelha em todo o Estado de São Paulo, que vive seu pior momento da Covid-19.
Nesta quarta-feira (3) a região de Marília voltou a ultrapassar 81% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes da pandemia. Tal patamar não era alcançado desde o final de janeiro.
Ao mesmo tempo, o município de Marília voltou a registrar ocupação de 100% nestes leitos nos últimos dias.