Coletor de lixo é ferido com caco de vidro em saco na zona Sul
Um coletor de lixo sofreu ferimento na perna, provocado por cacos de vidro depositados de forma incorreta em um saco deixado na Vila Hípica Paulista, zona Sul de Marília. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (17).
“Mais uma vez a irresponsável deixa caco de vidro no lixo”, desabafou um colega de trabalho da vítima ao publicar uma foto do ferimento em aplicativo de troca de mensagens.
Ao Marília Notícia, o autor da postagem afirmou que esse tipo de acidente é recorrente. Outros casos parecidos inclusive já foram denunciados pelo portal.
Em agosto de 2020 uma ocorrência desse tipo também virou notícia, após um lixeiro que atuava na mesma região da cidade sofrer um corte profundo na perna, provocado por uma garrafa de cerveja quebrada.
Descarte correto
Naquela ocasião, a administração municipal se manifestou orientando a população sobre o descarte correto.
O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, disse que algumas soluções bem simples podem ser adotadas para prevenir acidentes.
“Quando tiver que jogar fora o vidro, o mais adequado é colocar em uma embalagem de papelão devidamente identificada e com alerta, como, por exemplo, ‘cuidado: vidro quebrado’”, afirmou Vanderlei.
“Outra alternativa é embrulhar o vidro ou os cacos com bastante jornal, colocar numa sacola separada dos demais resíduos e descartar de maneira segura, identificando o material. Já em caso de latas, deve-se lavar a embalagem, fechar a tampa para dentro da lata e separar para os resíduos recicláveis”, disse o secretário.
As seringas que não deveriam ser descartadas no lixo domiciliar é outro problema para os coletores de Marília.
“Pedimos para que, quem não consiga descartar em local apropriado, que pelo menos coloque a agulha dentro de uma garrafa pet ou uma embalagem mais resistente”, disse.