Coleta é retomada parcialmente após notificação
O Tribunal Regional do Trabalho (TR) concedeu liminar no início da noite desta terça-feira (19) e determinou a suspensão parcial da greve dos trabalhadores da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília).
Mesmo assim, os coletores de lixo mantiveram a adesão de 100% na manhã desta quarta-feira (20), e não deixaram a garagem da empresa.
Na decisão, o juiz determinou a manutenção de 45% do quadro de funcionários nos serviços funerário e da coleta de lixo.
O sindicato da categoria alegou que ainda não tinha sido notificado oficialmente. Na manhã desta quarta-feira (20), o presidente da Emdurb, Everson Demarchi, foi pessoalmente à garagem entregar o documento para os representantes dos sindicatos.
O diretor da categoria recebeu, assinou, mas alegou que a notificação é extrajudicial e que ainda aguardava a oficial que devia ser feita pela Justiça. O Sinditran, que representa os motoristas, também teve o mesmo entendimento.
No fim da manhã, por fim, a Emdurb anunciou que retomaria parcialmente o serviço a partir das 13h, após notificação oficial.
Com isso, a Emdurb divulgou que, nesta quarta-feira, sete caminhões vão deixar a garagem para fazer a coleta, dois deles às 13h e outros cinco às 18h, iniciando os trabalhos pelos bairros que não tiveram o serviço no último sábado (16).
MULTA
O juiz determina que, em caso de descumprimento da decisão, o sindicato seja multado em R$ 1 mil por trabalhador ao dia. A Justiça do Trabalho também convocou uma audiência de conciliação para quinta-feira (21), às 14h30.