Cobertura vacinal em crianças está abaixo da média
Marília soma apenas 44,3% de cobertura vacinal das crianças entre cinco e 11 anos, contra a Covid-19. O imunobiológico já foi aplicado em 7.531 pessoas, em um público-alvo de 17 mil. O índice está abaixo da média do Estado de São Paulo, que vacinou 58,55% na faixa-etária. A Saúde estuda envolver as escolas e os professores.
O número local já considera o resultado da ação de sábado (12), quando cinco unidades de saúde receberam 487 crianças, das 08h às 16h30.
Os indicadores revelam como a resistência à vacina é maior para o público infantil. No mesmo dia, foram vacinados 864 adultos com primeira, segunda ou dose de reforço.
RESISTÊNCIA
Secretário Municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, afirma que a demanda espontânea não tem ocorrido por uma série de fatores. O principal deles são as “correntes de desinformação” que viralizam com facilidade pelas redes sociais e levam temor à população.
O titular da pasta diz ainda que, diante da cobertura atual, novas estratégias estão sendo estudadas. A Saúde já cogita esforço multidisciplinar – com a Secretaria da Educação – para envolver professores, em uma ação educativa.
Posteriormente, as vacinas podem ser aplicadas nas próprias escolas da rede municipal, mediante conscientização e anuência dos pais.
O secretário afirma que a estratégia ainda não está definida, porém, as recusas à vacina pediátrica contra a Covid-19 – doença que já matou 47 pessoas somente neste ano – podem ser levadas a órgãos como o Conselho Tutelar e ao Juizado da Infância e Juventude.
“É lamentável que, em função de informações falsas, as pessoas continuem a expor as crianças ao vírus”, afirma.
Cassio lembra ainda que, com a variante ômicron em circulação, casos graves e mortes continuam a ocorrer, sobretudo em pessoas mais vulneráveis. Por isso a importância de proteger toda a família.
SERVIÇO
A vacinação contra a Covid-19 segue ao longo da semana, das 8h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Judas, Cascata, Alto Cafezal, Santa Antonieta, Chico Mendes e Planalto.