MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 ago. 2022

Cobertura vacinal em bebês é a mais baixa em Marília

por Alcyr Netto

A cobertura vacinal de bebês menores de um ano é considerada baixíssima em Marília. A imunização das crianças vem caindo ano após ano desde 2015, mas a situação foi agravada na pandemia da Covid-19.

A taxa – que deveria ser de pelo menos 95% – está atualmente em cerca de 50%. As vacinas contra a febre amarela, poliomielite e rotavírus são as que registram os maiores déficits na cidade.

Segundo dados obtidos pelo Marília Notícia junto à Prefeitura, a pior situação atualmente é da vacina contra a febre amarela. Apenas 44,61% das crianças menores de um ano receberam o imunizante na cidade. A dose protege contra a doença hemorrágica viral, transmitida por mosquitos infectados. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga.

Abaixo dos 50% de cobertura também aparece a vacina contra o rotavírus. Apenas 48,41% do público-alvo recebeu o imunizante, que protege contra infecções gastrointestinais causadas pelo vírus. Uma das principais causas da doença é diarreia grave.

A vacina contra a poliomielite inativada foi recebida por 48,59% das crianças menores de um ano em Marília. A pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas.

A pentavalente foi aplicada em 51,1% do público-alvo. A pneumocócica 10 foi em 51,57% e a meningocócica C em 54,38% das crianças menores de um ano de idade.

De acordo com a enfermeira chefe da Sala de Vacina de Marília, Juliana Bortoletto, a situação tem sido agravada desde 2015, mas com drástico aumento na pandemia. A especialista acredita que, pelo fato de muitas doenças já estarem erradicadas no país, não existe uma sensibilização sobre os riscos, que são altos e graves.

“A cobertura vacinal vem baixa desde 2015 para algumas vacinas. A pandemia piorou o quadro, mas os pais não estão se conscientizando sobre a importância. Como muitas doenças são erradicadas por aqui, os responsáveis não valorizam importância da vacinação, já que não presenciaram óbitos”, conta.

A enfermeira acredita que todos que têm vivido este momento saberão da importância da vacinação contra a Covid-19, mas que as futuras gerações talvez não entendam por não terem presenciado o caos vivido nos últimos anos.

Juliana explica que a Secretaria Municipal da Saúde segue tentando conscientizar e sensibilizar os pais, mas revela preocupação com a possibilidade de retorno das doenças.

“Fazemos buscas e uma parceria com a Secretaria da Educação, exigindo a carteirinha em dia para a matrícula das crianças nas escolas. Como a cobertura ainda está baixa, nós estamos bem preocupados com uma possível reprodução de doenças, como a pólio, já erradicada no Brasil. Mas, com uma cobertura abaixo de 95%, a população fica vulnerável. Isso acarreta grandes riscos”, conclui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Suspeita de esfaquear adolescente e atear fogo em casa é presa pela PM
  • 2
    Incêndio atinge casa em Marília e moradores relatam resgate de mulher à força
  • 3
    Prepare o bolso: preço do botijão de gás dispara e pressiona famílias
  • 4
    Acidente com capotamento é registrado em cruzamento no bairro Bassan

Escolhas do editor

VILA BARROS
Corpo é encontrado em desfiladeiro na zona norte de MaríliaCorpo é encontrado em desfiladeiro na zona norte de Marília
Corpo é encontrado em desfiladeiro na zona norte de Marília
IMPUNIDADE
Incêndio da Emdurb avança para arquivamento sem suspeitosIncêndio da Emdurb avança para arquivamento sem suspeitos
Incêndio da Emdurb avança para arquivamento sem suspeitos
MOBILIZAÇÃO POPULAR
Marília mostra sua força na solidariedade em momentos de dorMarília mostra sua força na solidariedade em momentos de dor
Marília mostra sua força na solidariedade em momentos de dor
AGRICULTURA
Efeito dominó da guerra: insumos sobem e atingem o agro brasileiroEfeito dominó da guerra: insumos sobem e atingem o agro brasileiro
Efeito dominó da guerra: insumos sobem e atingem o agro brasileiro

Últimas notícias

Corpo é encontrado em desfiladeiro na zona norte de Marília
Ministro da Saúde defende a regulamentação da publicidade das bets no Brasil
Produção de motocicletas tem segundo melhor trimestre da história
Mulher é baleada durante briga, após carro passar em poça d’água e molhar pedestres

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie