Clínica de Marília oferece equipamento inovador que alia estética e saúde
O universo dos procedimentos estéticos está em constante evolução. Quem não gostaria, por exemplo, de fortalecer os músculos esculpindo o corpo e melhorando sua função levando a uma melhora da qualidade de vida e longevidade?
Em Marília isso já é possível com a chegada do equipamento que é considerado uma verdadeira revolução: o EMSCULPT®️.
O aparelho EMSCULPT®️, oferecido de maneira pioneira na cidade pela clínica Doutora Juliana Hortense, é baseado em energia eletromagnética focalizada na musculatura e causa 16% de aumento médio da massa muscular.
Segundo a Dra. Juliana Hortense, o EMSCULPT®️ foi desenvolvido para estética, porém após a experiência de mais de um ano de atendimentos, notou-se que o equipamento vai muito além da estética trazendo uma melhora funcional extremamente significativa.
Como o EMSCULPT®️ funciona
“O equipamento produz um campo eletromagnético que induz 20 mil contrações musculares extremamente importantes para melhorar o tônus e força dos músculos. É um tipo de contração chamado ‘supramáxima’, que é humanamente impossível de ser realizado naturalmente”, explicou a dermatologista.
O protocolo envolve seis sessões com duração de 30 minutos, que podem ser realizadas com intervalos de pelo menos 48 horas.
O EMSCULPT®️ foi desenvolvido na Europa, possui aprovação pelo FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), é de fácil manejo e muito seguro. Ele tem dois aplicadores, um em formato oval, usado para glúteo, coxa e abdômen, e o outro com forma côncava, que é usado nos braços e nas panturrilhas.
A aplicação é realizada pela fisioterapeuta Ana Paula Talin Bissoli, que explica que o aparelho é conectado ao paciente e já no início da sessão é possível perceber a contração muscular no local a ser tratado.
“Após a sessão, retiramos os aplicadores e o paciente vai para casa normalmente. Apenas orientamos que, no dia da aplicação, a pessoa não faça nenhuma atividade física no local tratado” explica a fisioterapeuta.
Avaliação
Para fazer o tratamento com o EMSCULPT®️, o primeiro passo é o paciente realizar o agendamento de uma avaliação individual que dura aproximadamente uma hora.
É importante lembrar que o aparelho pode ser utilizado a partir dos 18 anos. Segundo a Dra. Juliana Hortense, existem pacientes de todas as idades, inclusive pessoas com 90 anos em tratamento.
A avaliação é feita através de análise da estrutura corporal. A clínica realiza a chamada bioimpedância, que estima a porcentagem de gordura e massa magra, além da quantidade de água que compõe o corpo do paciente. Há ainda uma avaliação de funcionalidade, para verificar as condições da musculatura.
Resultados
A melhora do tônus muscular pode ser notada após a primeira sessão. Os resultados positivos são geralmente notados de duas a quatro semanas após a última sessão e continuam após o tratamento.
“O resultado visual do ganho de massa muscular não acontece logo na primeira sessão, mas o paciente já percebe desde o início uma melhora para executar algumas atividades de vida diária que antes não fazia ou fazia com dificuldade. Um paciente que estava com dificuldade para agachar, por exemplo, já poderá realizar o movimento sem muita dificuldade”, enfatiza Ana Paula.
Estudo científico
A clínica Doutora Juliana Hortense, em parceria com a empresa BTL, fabricante do aparelho, e a fisioterapeuta Ana Paula Talin Bissoli, vão iniciar um estudo científico pioneiro voltado aos pacientes que tiveram algum tipo perda de função motora, com a proposta de ganho de funcionalidade que o EMSCULPT®️ oferece.
“Depois de estudar alguns casos de pacientes que utilizaram o aparelho para reabilitação muscular, percebemos o ganho funcional. A partir daí criamos um protocolo específico de reabilitação usando o aparelho e desenvolvemos um trabalho científico junto à BTL. A clínica será pioneira no estudo, pois não existe no mundo nenhuma pesquisa sobre a melhora muscular funcional, somente sobre evolução estética que é proporcionada” contou Juliana Hortense.
Novo equipamento
Na próxima semana também estará disponível na clínica o EMSELLA, aparelho com o formato de cadeira que tem a mesma tecnologia do EMSCULPT®️, porém voltado para trabalhar toda a musculatura do assoalho pélvico.
“Vamos conseguir trabalhar o paciente em sua totalidade. Esses equipamentos proporcionam ganhos musculares promovendo força e com isso melhoram o equilíbrio e coordenação. O paciente vai reduzir muito o risco de quedas e futuras lesões”, falou a fisioterapeuta.
A clínica
A clínica Doutora Juliana Hortense completou 15 anos e oferece diversos tratamentos faciais, capilares e corporais.
O endereço é avenida das Esmeraldas, número 2.493. O telefone para contato é (14) 3413-5973 ou WhatsApp (14) 9-9859-5973 [clique aqui para falar].
A dermatologista Juliana Hortense faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Europeia de Dermatologia.
A fisioterapeuta Ana Paula Talin Bissoli é mestre e pesquisadora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília.
Veja outros equipamentos usados na clínica: