Clientes são submetidos a filas de até 2h em bancos
Flagrante de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), no Centro de Marília, nesta quinta-feira (7), quando incidiu o 5º dia útil do mês. Dezenas de usuários de serviços bancários – em mais de uma agência da cidade – passaram até duas horas à espera de atendimento.
Leitores do Marília Notícia registraram as longas filas e apontaram abusos das empresas. “Pessoas idosas, gente com criança de colo, um enorme desrespeito”, contou uma usuária, que teve que esperar duas horas em frente à uma das agências.
O município conta com lei que tenta coibir o descaso das instituições financeiras, mas a legislação está desatualizada e as regras se restringem aos caixas de atendimento interno.
O diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, afirma que o órgão tem atuado e pede que os usuários – correntistas ou não – denunciem.
“Estamos fazendo notificações com base em artigo do Código de Defesa do Consumidor, por ocasião do serviço oferecido ser inadequado ao cliente. É a má prestação do serviço, o que algumas agências têm contestado com o argumento absurdo de que a fila na rua não seria de responsabilidade das delas”, diz Moraes.
As empresas também alegam, segundo o diretor, que estão cumprindo – no interior das agências – o protocolo sanitário para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Por isso, a capacidade de atendimento estaria reduzida.
“É incrível que não possam dimensionar sua estrutura, principalmente para os dias 10, primeiro e quinto dia útil de cada mês. Já é de conhecimento que nestas datas a demanda vai ser elevada. As pessoas podem continuar usando nossos canais de denúncias. Enquanto Defesa do Consumidor, [nós] vamos continuar notificando, para inibir estas violações”, garante Moraes.
SERVIÇO
O Procon Marília está localizado na avenida das Indústrias, 294, Centro. Informações pelos telefones 3401-2466 ou (14) 98108-0624 (WhatsApp) [clique aqui para iniciar uma conversa] ou ainda pelo e-mail [email protected] e facebook.com/mariliaprocon.
OUTRO LADO
O Banco Bradesco – que aparece nas fotos enviadas à redação do MN, manifestou-se em nota. Veja a íntegra do documento abaixo:
O Bradesco tem intensificado a comunicação com os seus clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar suas operações com o Banco. Produtos e serviços disponibilizados pelo Banco podem ser acessados por meio destes canais – celular, internet, equipamentos de autoatendimento e Fone Fácil. É importante ressaltar que a melhor opção no momento atual é sempre o atendimento por meio dos canais digitais.
Os funcionários do banco estão orientados a organizarem o atendimento nas Agências e nas salas de autoatendimento de forma a evitar concentração de pessoas no interior dos ambientes, preservando a recomendação de manter distância mínima, embora possa ocorrer pontualmente situações não usuais em função de eventuais concentrações de fluxo.
O banco adotou uma série de procedimentos para higienização, como aumentar a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências, e terminais de autoatendimento, além de disponibilizar álcool em gel em suas dependências.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.