MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 21 ago. 2020

Classificação de Doria esquenta o debate sobre a isenção política

por Carlos Rodrigues

Na 11ª atualização do Plano SP, Marília regride à fase laranja, enquanto Bauru, que tem aumento de 30% nas mortes em 15 dias, se mantém na amarela (Imagem: Governo do Estado de SP)

O governo de Estado de São Paulo usou o aumento no número de óbitos como justificativa para o retrocesso da região de Marília à “fase 2 – laranja” no Plano SP. Porém, em regiões onde a mortalidade segue em nível superior, não houve regressão.

O tratamento com a região de Marília tem gerado críticas de diversos prefeitos. Bauru, por exemplo, segue com elevação diária no número de mortes, mas foi mantida na “fase 3 – amarela” do programa de reabertura.

Na apresentação dessa sexta-feira (21), não houve sequer detalhamento dos dados regionais e rápida menção sobre o motivo do retrocesso. O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e os secretários de Estado que participaram da coletiva focaram mais nas “boas notícias” da evolução na maioria das regiões.

A região de Marília foi mencionada apenas pela secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, mas de forma superficial.

“Tivemos também que endurecer as medidas restritivas em duas regiões que apresentam alta em seus indicadores. A Diretoria Regional de Saúde de Marília e de São João da Boa Vista”, anunciou, sem detalhar.

E completou com “recado” aos prefeitos. “Nós temos que lembrar sempre, enfatizar um ponto que o governador João Doria sempre tem dito, que o Plano SP é um plano de gestão e conivência com a pandemia, exatamente por isso nós temos estes gatilhos para endurecimento de medidas restritivas quando for necessário”, invocou Ellen.

Região de Marília tem 2,8 óbitos para cada 100 mil moradores; já a regional bauruense tem proporção 4,4; é quase o dobro (Imagem: Governo do Estado de SP)

Região prejudicada

A nova classificação da região de Marília novamente esquenta o debate sobre a isenção política na avaliação do Estado.

O governador João Doria – mesmo partido do prefeito Daniel – travou através da Procuradoria Geral do Estado uma batalha para fazer impor o decreto estadual que estabelece a quarentena. Em Marília (de forma parcial) e em Tupã a política estadual sofreu derrotas na Justiça.

Amarelo no mapa

Enquanto a região de Marília retrocede no Plano SP, por apontamento desfavorável no número de óbitos, a realidade da pandemia mostra que outras regiões estão sendo mais castigadas pelo vírus.

O contraste começa pelos municípios que são sedes regionais. Em Marília, no dia 6 de agosto – véspera da última atualização do Plano SP – o boletim epidemiológico da Prefeitura indicava 22 óbitos. Duas semanas depois (ontem), a cidade tinha 25 mortes.

Já em Bauru, no dia 6 de agosto a cidade tinha 91 mortes. Ontem a cidade atingiu 121 vítimas fatais. A evolução nos óbitos na cidade de Marília foi de 13%. Já em Bauru, foi de 32%, no mesmo período.

É importante lembrar que o cálculo do Estado leva em conta todos os municípios de cada Direção Regional de Saúde (DRS). Basta o indicador piorar por sete dias para involução. Já para avançar, é necessário estabilidade em 15 dias.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
  • 4
    Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília

Escolhas do editor

TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais
METEOROLOGIA
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semanaPrevisão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana

Últimas notícias

Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie