MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sáb. 08 set. 2018

Cirurgia vai tirar Bolsonaro de atos na rua até as eleições em 1º turno

por Agência Estado

Transferido na manhã da sexta-feira, 7, da Santa Casa de Juiz de Fora (MG) para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas em boas condições clínicas e consciente. Médicos ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo acreditam que será difícil o deputado retomar atividades de campanha de rua antes do primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro.

Filho mais velho de Bolsonaro, o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse na sexta que seu pai, “inevitavelmente”, não vai poder mais fazer campanha de rua. Flávio admitiu a possibilidade de os filhos representarem o pai em agendas externas.

“Vou tratar disso com ele amanhã (sábado), porque hoje (sexta) foi um dia cansativo para ele. Mas é inevitável, ele não vai mais poder fazer campanha em rua e vai usar os canais dele nas redes sociais”, afirmou Flávio.

A equipe médica que cuida do presidenciável não deu estimativas de quando o político terá alta ou poderá retomar suas atividades normais, mas cirurgiões ouvidos pela reportagem avaliaram que será difícil voltar a fazer atos de rua antes da primeira fase da disputa presidencial. Isso porque, em casos similares, o paciente só é liberado para retornar ao trabalho no período de um a dois meses.

A cautela se justifica pela extensão da cirurgia e pela realização da colostomia (exteriorização do intestino grosso para a criação de uma saída para as fezes na parede abdominal), o que requer o uso de uma bolsa de coleta do material fecal. A equipe médica do candidato do PSL estima que ele deverá permanecer com a bolsa de colostomia por dois meses.

“Assumindo que tudo corra bem, o paciente costuma ficar pelo menos uma semana internado e cerca de um mês afastado. No caso de um indivíduo como ele, que estava fazendo agendas no meio da multidão, acho difícil a retomada desse tipo de atividade antes de quatro semanas”, disse Guilherme Cotti, cirurgião do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

O gastrocirurgião Eduardo Grecco, da Faculdade de Medicina do ABC, concordou que seria imprudente retomar agendas públicas antes do primeiro turno. “Ele deverá ficar um mês em repouso, podendo sair para pequenos trajetos. Isso o impossibilitaria de fazer campanha até o primeiro turno.”

Remoção

Na sexta-feira de manhã, Bolsonaro foi levado de jatinho de Juiz de Fora até o aeroporto de Congonhas. De lá, foi de helicóptero até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona sul), de onde seguiu em uma ambulância até o Einstein, localizado no mesmo bairro.

Na noite de quinta-feira, após a conclusão da cirurgia de Bolsonaro na Santa Casa de Juiz de Fora, o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, um dos maiores especialistas em cirurgia do aparelho digestivo e membro do corpo clínico do hospital paulista, viajou às pressas para a cidade mineira para avaliar as condições de saúde do deputado e o melhor momento para a sua transferência.

Após dar entrada no Einstein, às 10h43, Bolsonaro passou por tomografia e exames de sangue. “Os exames não revelaram nenhuma doença que tenha complicado o caso. Todas as lesões são delicadas, mas foram corrigidas em Juiz de Fora”, disse Macedo ao jornal O Estado S. Paulo.

Ele confirmou que o político sofreu lesões nos intestinos grosso e delgado e em vasos sanguíneos do órgão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Homem com mandado de prisão é capturado após surto em Marília

Escolhas do editor

ÁGUA E ESGOTO
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtualAtendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Últimas notícias

Danilo elogia ações da Saúde e pede colaboração da população no combate à dengue
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie