Cipa cria sistema de visita a setores do HBU
A Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do HBU (Hospital Beneficente Unimar) criou um sistema de visitas aos mais diferentes setores da instituição de saúde, no sentido de orientar e reforçar as instruções sobre a prevenção aos acidentes de trabalho.
Segundo o presidente da Cipa, Guilherme de Souza Garbelini, já foram feitas visitas em vários setores, sempre com o objetivo de orientar e reforçar para cada um dos responsáveis as medidas de prevenção. “Muito já foi feito em relação aos riscos, mas sempre é bom visitar os setores e acompanhar como está o cumprimento das regras. Também é importante identificar eventuais riscos e adotar as medidas preventivas, para garantir a segurança dos colaboradores e dos pacientes”, relatou Garbelini.
Ele explicou que outra medida dessa nova gestão da Cipa foi a produção de um impresso no formato de “check list”, para verificar como está a situação em cada setor. “É uma ferramenta importante, pois os integrantes da Cipa visitam os locais e vão averiguando como está a situação geral. Depois é elaborado um relatório, apontando o que está funcionando e onde é preciso adotar alguma medida”, explicou. O “check list” e as visitas foram uma iniciativa da nova gestão da Cipa, que assumiu em meados de 2017.
Os membros da Cipa se reúnem mensalmente, quando apresentam um balanço da situação e discutem novas medidas a serem adotadas. “Somos em cerca de 10 integrantes, que atuam nas mais diferentes áreas do hospital. É uma responsabilidade muito grande, que está sendo cumprida com dedicação e empenho por todos da equipe”, explicou.
Em 2018 deve haver nova escolha de membros da Cipa. Garbelini entende que é preciso sempre renovar os participantes, como forma de agregar outras ideias e identificar outras questões. “Sempre é bom renovar o grupo, já que cada pessoa tem uma visão diferente da outra. E quem ganha com isso são os funcionários, o hospital e os pacientes, pois ficamos livres de riscos”, afirmou.
Garbelini fez questão de ressaltar o apoio da direção em suprir as demandas encaminhadas, numa demonstração de cuidado com os colaboradores.