Cinema gerido por energia solar é atração no próximo dia 14 em Ourinhos
O primeiro cinema itinerante gerido por energia solar do Brasil será montado na Praça dos Skatistas, no Jardim Ouro Verde, em Ourinhos, com evento agendado para o próximo dia 14 de dezembro, a partir das 18h30.
O projeto CineSolar proporciona cinema ao ar livre, gratuitamente, com pipoca, diversão em família, sustentabilidade, ciências e tecnologia. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Perlimps”. Entrada é livre e a exibição dos filmes conta com recursos de acessibilidade.
O CineSolar está em sua oitava edição e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Brazucah Produções e Ministério da Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária. O evento conta ainda com o apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Segundo a idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, o cinema fica acoplado num furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal. E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, destaca Cynthia.
O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. “Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica”, complementa.
O Circuito CPFL 2024 está sendo realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contam com filmes que aproximam o Brasil da milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!