Cinco unidades de saúde ficarão de plantão no ponto facultativo
O prefeito Daniel Alonso determinou à Secretaria Municipal de Saúde que, além da UPA da Zona Norte e do PA Sul, que atendem 24 horas por dia, todos os dias da semana, mantivessem abertas no ponto facultativo desta sexta-feira, dia 12, algumas unidades da rede primária à saúde para atender pacientes sintomáticos respiratórios.
Diante disso, foi definida pela Secretaria de Saúde a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cascata, Castelo Branco e Nova Marilia; e as Unidades de Saúde da Familia (USF) Argolo Ferrão e Jardim Maracá.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, em virtude da pandemia da Covid-19, estas unidades estarão abertas
no período das 7h às 17h e atenderão apenas pacientes sintomáticos com quadro respiratório. “Os pacientes com sintomas respiratórios passarão por uma avaliação médica e, de acordo com protocolo e critérios médicos, poderão realizar testagem para a Covid-19”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso destacou que, em virtude da demanda do coronavírus na sexta-feira (12), ponto facultativo, algumas unidades precisavam ficar abertas para evitar aglomerações na UPA da Zona Norte e no PA Sul.
“Estamos sempre preocupados com o bem estar da nossa população e por isso, apesar de ser ponto facultativo, conversei com o secretário Cássio para que viabilizasse a abertura de pelo menos algumas unidades de saúde para atender à população com queixas respiratórias, desafogando assim a UPA e o PA, que fazem atendimento 24 horas, inclusive feriados, sábados e domingos”, afirmou o chefe do Executivo.