MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 24 ago. 2021

Cidades de SP ‘caçam’ atrasados da 2ª dose com carro de som

por Agência Estado

Com a maior parte do dia dedicada a cuidar de duas crianças, a babá Janice Pereira, de 51 anos, esqueceu de tomar a segunda dose contra a covid-19 e só se deu conta depois que uma agente comunitária ligou para avisar do atraso. Uma equipe de saúde foi até a residência onde ela trabalha, em uma vila do Bom Retiro. “Eles foram nota 10. Já pensou se eu fico sem tomar a minha vacina?”

Diabética e hipertensa, Janice havia recebido a primeira dose em maio e deveria ter retornado ao posto de vacinação em meados deste mês. Perdeu o prazo por poucos dias. “Eu estava com uma data na cabeça e era outra”, justifica. “A segunda dose dá um alívio: olha o quanto de gente que já morreu.”

A busca ativa realizada pelas prefeituras é a principal ferramenta para reduzir o índice de faltas em campanhas de vacinação. Na maioria dos casos, tentar contato por telefone ou bater na casa das pessoas são as estratégias mais comuns. Com a pandemia, municípios paulistas também têm recorrido a mutirões de repescagem, carros de som e disparos de mensagem por e-mail, WhatsApp, campanhas em redes sociais ou até mesmo telegrama de acordo com consulta feita pelo Estadão a 34 municípios paulistas.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que mais de 4 milhões já completaram o ciclo de imunização em São Paulo. Em contrapartida, o Estado registrava um total de 1,2 milhão de faltosos nas 645 cidades até a última sexta-feira.

Encontrar, convencer e conseguir vacinar os faltosos se torna prioridade conforme a imunização geral avança. O risco do espalhamento da variante Delta, mais transmissível, também preocupa. O Estadão acompanhou o trabalho de uma das equipes de saúde na capital na tarde de quinta-feira, dia 19.

Medo de reação vacinal, desinformação sobre a necessidade do reforço e fatores sociais, como falta de horário por causa do trabalho, são outros motivos citados para que as pessoas deixem de comparecer. E há situações em que as pessoas acabaram infectadas – e, portanto, têm de adiar o reforço – ou estão acamadas.

Há 13 anos no Sistema Único de Saúde (SUS), a agente comunitária Fernanda Oliveira, de 36, foi a responsável por localizar Janice e alertá-la do atraso. Por conhecer o território, as famílias e a realidade local, a função do agente é considerada indispensável nesse trabalho.

Segundo afirma, Fernanda tem se deparado cada vez menos com pessoas resistentes à vacinação. “Acontecia mais no começo, hoje é um ou outro. A gente busca orientar. Sempre dou exemplo de pessoas famosas que pegaram covid.”

Para ela e outros profissionais da área, a maior aceitação da vacina nas últimas semanas pode estar relacionada ao avanço de diagnósticos e mortes por coronavírus. No Estado, são mais de 144 mil óbitos desde o início da crise sanitária. “Tive o caso de uma idosa de 100 anos que tivemos de ir vacinar na casa dela, porque havia fraturado a bacia”, relata a agente. “O filho não acreditava na doença, evitava máscara e acabou pegando covid. Ele foi intubado e veio a falecer depois.”

Já o técnico de enfermagem Jonas Mendes, de 48 anos, se vale do próprio exemplo no contato com as pessoas. “Tive covid, perdi 9 quilos e fiquei internado por 22 dias. O que digo é: ‘Amigo, fui lá em cima e felizmente consegui voltar. Sou a prova viva de que a doença é muito séria’”, conta. “Usar um caso que aconteceu comigo mesmo facilita que o outro tenha empatia.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 3
    Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
  • 4
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Capes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde Animal
Agentes se formam em curso técnico e Danilo destaca ganhos à saúde e à população
RIC Ambiental amplia formas de pagamento e libera parcelamento da fatura
Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie