Cidades da região têm pressão com aumento de casos de Covid
O aumento nos casos de Covid-19 na região pressiona o sistema de Saúde em Ourinhos (95 quilômetros distantes de Marília). A cidade tem 50 pessoas internadas, com 100% de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa e 78% do hospital de campanha, onde foram instalados 50 leitos clínicos e quatro de estabilização.
Foram 138 novos casos em sete dias. A cidade viu o número de internados saltar de 19, no dia 24 de novembro, para 50 no início dessa semana.
No mesmo período, outros municípios próximos, como Santa Cruz do Rio Pardo, também tiveram expressivo aumento. O prefeito Otacílio Parras Assis (PSB), antes crítico do isolamento, chegou a cogitar novas restrições na cidade.
A Prefeitura fechou a Praça São Sebastião, uma das principais da cidade, devido ao aumento de infecção pela Covid-19. A Santa Casa, principal hospital, chegou a 100% de leitos ocupados no fim de semana.
Equilíbrio
Considerada toda a região da Direção Regional de Saúde (DRS) de Marília, porém, a situação é equilibrada. Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam média móvel de 72 hospitalizados em UTIs – média móvel de sete dias.
A região tem 153 leitos de terapia intensiva específicos para pacientes com sintomas da doença (ou casos confirmados).
A ocupação regional – média móvel – é de 47,4%. Foram 177 internações nos últimos sete dias, ante a 180 na semana anterior, uma variação de – 1,67%.
Há um mês, a região tinha média de 55 internados, (151 leitos disponíveis em UTIs), com ocupação de apenas 33% e 121 internações ao dia.