Cidades da região iniciam reabertura gradual do comércio
Ao menos duas cidades da região de Marília – Bastos e Tupã – iniciaram nesta segunda-feira (11), com base em decisões judiciais, a reabertura gradual do comércio e de serviços considerados não essenciais.
Por outro lado, na mesma data a Prefeitura de Marília teve novamente negado um pedido à Justiça para fazer o mesmo.
O levantamento mais recente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, de 30 de abril, apontava que 48 municípios paulistas tentaram ou efetivamente flexibilizaram as regras estaduais que preveem o fechamento físico de lojas e empresas não essenciais.
Até então, ao menos 30 deles já haviam voltado atrás – quase sempre após ação do Ministério Público. Assessores da pasta ouvidos pela reportagem dizem que o mesmo ainda pode acontecer com Bastos e Tupã, cujas decisões judiciais não seriam definitivas.
Ambas as prefeituras da região impuseram regras para a saída do regime de Isolamento Social para o sistema de Distanciamento Social Seletivo.
Tupã
Em Tupã, existe a condicional de que a cidade não registre agravo na situação epidemiológica para manutenção das novas medidas.
Inicialmente acontece o retorno às atividades dos estabelecimentos comerciais e de serviços, escritórios profissionais, consultórios e clínicas médicas, laboratórios e similares, com horário exclusivo para atendimento de idosos entre 8h e 10h.
Nos dias 14 e 16 de maio outros setores também poderão reabrir. Para ver a íntegra da regulamentação, [clique aqui].
“Nós seguiremos as recomendações do Comitê Municipal de Gerenciamento Emergencial para Enfrentamento da Covid-19, e as disposições estaduais sobre desocupação de 50% dos leitos de UTI e da desobediência das orientações gerais e específicas dos setores autorizados a retomar as atividades, a saúde sempre será nossa prioridade”, explicou o prefeito Caio Aoqui (PSD).
Para todos os estabelecimentos fica mantida a adoção de medidas de higienização com água e sabão ou álcool em gel 70%, o uso obrigatório de máscaras, isolamento social principalmente dos membros do grupo de risco e distanciamento mínimo de 1,5m.
Os estabelecimentos não poderão exceder ocupação de 30% da capacidade máxima, e devem proibir a entrada de crianças de até 12 anos, idosos (fora do horário definido) e demais pessoas do grupo de risco, exceto em casos de serviços essenciais.
Houve fiscalização intensa nesta segunda-feira. A administração municipal fala em quase 70 servidores atuando como fiscais.
Bastos
Em Bastos os restaurantes, bares, padarias, lanchonetes e estabelecimentos similares seguem funcionando apenas na modalidade delivery, drive thru ou por meio de retirada, não sendo permitida espera no local.
Já os demais estabelecimentos passam a funcionar com abertura ao público entre 9h e 13h de segunda-feira a sábado.
A limitação de horário prevista, no entanto, não se aplica a salões de beleza, manicures, barbearias e congêneres, que poderão exercer suas atividades durante o horário de segunda aos sábados, das 8h às 18h.
Prestadores de serviços em domicilio, como pet shop, lava jato, jardinagem, entre outros, poderão retornar suas atividades no horário entre segunda e sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, desde que respeitadas todas as normas de prevenção da Covid-19.
Para ver os detalhes sobre a regulamentação de Bastos, [clique aqui].