Cidade vizinha confirma dois casos da delta
A Prefeitura de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília) confirmou, nesta sexta-feira (3), os primeiros dois casos da variante delta no município. A informação foi divulgada pelo Departamento Municipal de Saúde.
Segundo o diretor Egydio Tonini Nogueira Neto, o órgão está acompanhando os casos e identificando os contatos.
“Pedimos a todos que fiquem alertas e que mantenham as precauções sanitárias”, ressalta.
A vacinação, de acordo com o diretor, tem feito a diferença no momento.
“Aproveito para fazer um apelo a quem ainda não tomou a primeira dose ou que está com a segunda em atraso que procure uma unidade de saúde o quanto antes”.
De acordo com as autoridades sanitárias, há uma tendência de avanço da variante delta. Identificada pela primeira vez na Índia, a variante delta é até 70% mais transmissível e mais resistente às vacinas.
Em todo o mundo, ela foi responsável por aumentar exponencialmente o contágio e as mortes em países com vacinação insuficiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica imunizar ao menos 80% da população para controlar a pandemia.
De acordo com a plataforma internacional de dados genômicos (Gisaid), indicada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), após o surgimento do primeiro caso da delta, os aumentos começam a acontecer em torno de 80 dias.
“Podemos evitar que ela domine, podemos vencer isso através da vacinação”, conclui Neto.