Cidade da região faz enterro simbólico e homenageia jovem morto na Ucrânia

Familiares e amigos, com apoio de diferentes instituições municipais de Ourinhos, fazem uma homenagem nesta segunda-feira (13) ao jovem Rafael Oliveira Bueno de Camargo, de 22 anos, que morreu enquanto combatia de forma voluntária na guerra entre Ucrânia e Rússia.
Apesar de seu corpo permanecer no país europeu, a cidade realizou um velório simbólico na Câmara Municipal, organizado por uma funerária local. A cerimônia começou às 10h e o enterro simbólico será às 14h30, no Cemitério Municipal de Ourinhos.
QUEM ERA RAFAEL
Ex-integrante do Tiro de Guerra de Ourinhos, Rafael se alistou voluntariamente em setembro de 2023 para lutar ao lado das forças ucranianas, que resistem à ocupação russa e tentativa de anexações, principalmente na faixa leste do país.
A mãe do jovem é servidora pública e destacou a determinação do filho em fazer a diferença. “Meu filho amado… você se foi tão cedo, tão lindo, cheio de vida e sonhos. Não sabia o que era sofrer até hoje. Que Deus te receba de braços abertos, meu menino. Vou te amar eternamente,” escreveu Renata Teixeira, nas redes sociais.
Nas mensagens, ele é lembrado como um jovem corajoso e dedicado, que desde cedo demonstrava afinidade com atividades militares. Ele é o único residente na região conhecido por integrar as forças ucranianas, tendo se juntado a outros brasileiros que, voluntariamente, ingressaram no conflito.
GUERRA SE ARRASTA
O conflito, que já dura quase três anos, tem atraído combatentes de todo o mundo e causado perdas para famílias como a de Rafael. Recentemente, a guerra se intensificou com o envolvimento de novos atores internacionais, incluindo soldados norte-coreanos, ao lado das forças russas.