Chuvas e fim de safra fazem preços dos alimentos subirem em Marília
O índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerrou setembro com alta de 2,24% em relação ao mês anterior. Em Marília, alguns produtos também registraram elevação nos valores, como a batata, cebola, tomate e abacaxi, além de outras frutas e legumes. O fim da safra e as chuvas que caíram na região são as explicações para a alta de preços.
De acordo com a gerente da Ceagesp em Marília, Rosalina Yoshie Sacae, em contato com os permissionários que atuam na cidade, recebeu informações que o tomate teve alta pela escassez do produto. É que a safra está chegando ao fim e o produto é encontrado em menor quantidade, sendo necessário buscá-lo em outras regiões, para não faltar na mesa do mariliense.
“Os permissionários explicaram que estamos em fim de safra do tomate, por isso os preços estão mais elevados. Como está mais difícil para encontrar o produto na nossa região, eles precisam comprar de lugares mais distantes, aumentando o valor final para o consumidor”, revela a gerente.
Alguns legumes e frutas foram prejudicados pelas chuvas que caíram em Marília nos últimos dias. Por serem mais sensíveis, os produtos foram prejudicados com perdas para os produtores rurais e consequente aumento no preço dos produtos que foram salvos.
“Quem não tinha estufa sofreu com as chuvas que caíram nos últimos dias aqui na nossa região. Vários produtores tiveram danos consideráveis, faltando mercadoria e consequentemente aumentando o preço”, explica Rosalina.
A gerente da Ceagesp conta que o abacaxi foi um dos produtos que teve aumento em Marília, pela escassez nessa época. Além disso, a cebola e a batata tiveram aumento que variou de 30% a 40% na Ceagesp da cidade.