Abertura noturna de UBS é adiada por causa das chuvas
A forte tempestade que caiu em Marília na tarde da última segunda-feira (2) adiou a inauguração do polo de saúde “Melhor Horário para o Trabalhador”, que iniciaria atendimento nesta próxima sexta-feira (6), no período noturno, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Marília, zona Sul da cidade.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, a unidade já era pra ter iniciado os atendimentos no ano passado, mas houve atraso com a reforma do local, após uma a empresa questionar o orçamento.
“Fizemos uma ata, com o orçamento para todas as unidades de saúde da cidade, que são 54. Ficaria em R$ 14 milhões para finalizar tudo, mas uma empresa bloqueou o nosso empenho, alegando que o valor era muito baixo. Por isso, foi cancelado o empenho e acabou atrasando todo esse processo, que era para ter sido concluído no ano passado”, explica o gestor da pasta.
Nechar destaca que a situação havia sido resolvida e a UBS Nova Marília, que possuía muitas infiltrações, passou por uma reforma. O problema, segundo o secretário, era provocado por uma emenda feita na construção, que provocava o acúmulo de água e infiltração, com água da chuva saindo pela rede de energia elétrica.
“Mandamos consertar tudo e já estávamos nos preparando para inaugurar nesta sexta-feira. O local estava passando por uma completa pintura, toda a equipe já estava certa para iniciar os trabalhos lá, mas a chuva que caiu em Marília fez o problema reaparecer. Já acionamos a empresa, para refazer o reparo, mas eles precisam esperar alguns dias, para o tempo melhorar e corrigirem os problemas”, afirma Nechar.
O secretário diz que em duas semanas a correção deve ficar pronta, com a inauguração do serviço. O local contará com três médicos de segunda a sexta, das 18h às 23h. Nechar afirma que até abril as quatro unidades noturnas estarão em pleno funcionamento.
“O segundo polo noturno será inaugurado em fevereiro, na UBS Chico Mendes, zona Oeste. Depois vamos inaugurar uma unidade na UBS Santa Antonieta, na zona Norte, sendo que ainda estamos vendo o melhor lugar para a unidade da zona Leste, que ainda não definimos. A nossa expectativa é inaugurar tudo até o mês de abril”, afirma o médico.
O polo noturno será para casos simples, que costumam sobrecarregar os atendimentos do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte. Casos de urgência e emergência serão encaminhados para as unidades especializadas.
“Tem gente que vai até a UPA ou ao PA, com dor de cabeça ou com uma gripe. Esses pacientes poderão ser atendidos nesses polos. Assim vamos desafogar o atendimento na UPA e PA, que ficarão para os casos mais graves e urgentes”, finaliza o secretário da Saúde.