Chuva prejudica captação e deixa parte da zona sul sem água
Moradores de parte da zona Sul estão sem água, neste sábado (27). O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) admitiu o problema e prevê o restabelecimento nas próximas horas. Segundo o órgão, o sistema Peixe Arrependido teve alterado o seu funcionamento, devido ao excesso de chuva.
Desabastecimento foi relatado ao Marília Notícia nos bairros Portal do Sol e também no Jardim Marajó, em pontos distantes da região Sul da cidade. Pela manhã, o presidente do departamento, André Ferioli, havia associado redução da pressão ao desligamento do sistema.
“Existe um protocolo a ser seguido em caso de chuva forte, com desligamento da captação, por causa da água suja e lama que pode subir para Estação de Tratamento (ETA) Peixe-Arrependido. Usamos só os reservatórios por algumas horas, podendo alterar pressão”, disse.
Agora à tarde, após relatos de torneira secas, o engenheiro apurou problemas mais relevantes no sistema. “Esta noite tivemos cinco picos de energia, prejudicando sensivelmente a captação no Rio do Peixe. A chuva também prejudica a qualidade da água”, afirmou Ferioli.
O Daem afirma ter mantido apenas uma das bombas, sendo necessário o acionamento da captação no córrego do Arrependido. “Após esse período de paralisações, necessitamos de um tempo para reposição no tratamento, reservatórios e nas redes”, afirmou.
Mesmo com as dificuldades, o departamento afirmou que o abastecimento se manteve na maior parte da cidade. A previsão é que até às 19h a população já tenha a água garantida nas torneiras.